top of page

ESTREIA DE "DOUTOR ARAGUAIA" NO YOUTUBE É UMA HOMENAGEM A JOÃO CARLOS HAAS SOBRINHO, NO DIA QUE COMPLETARIA 84 ANOS

ree

O documentário “Doutor Araguaia”, que será exibido no YouTube nos dias 24 e 25 de junho, traz 90 minutos de narrativa intensa, com cinco músicas inéditas e cerca de 50 entrevistas, costurando o legado de um homem que dedicou sua vida à causa do povo. A estreia do filme na plataforma é uma homenagem a João Carlos Haas Sobrinho, que teria completado 84 anos no dia 24 de junho.


O documentário resgata a trajetória do jovem gaúcho, assassinado pela ditadura militar em 1972 e que se tornou um símbolo de coragem, solidariedade e resistência na luta pela justiça social no Brasil, em tempos de silêncio e medo. "Doutor Araguaia" é um mergulho profundo na vida de João Carlos. O documentário foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e conta com o apoio das Prefeituras de São Leopoldo e Porto Franco, além da Fundação Maurício Grabois. Produzido pela TG Economia Criativa e MZN Filmes, o filme é dirigido por Edson Cabral, com pesquisa e roteiro de Sônia Maria Haas. As gravações foram realizadas em várias cidades, incluindo São Leopoldo, Porto Alegre, São Paulo e Palmas.

TRILHA SONORA EMOCIONANTE

Entre os destaques do documentário está a trilha sonora original, que inclui composições interpretadas por artistas do Tocantins. A “Canção das Forças Guerrilheiras do Araguaia”, interpretada por Nacha Moretto e Jorge Menares, é uma das músicas que mais emocionam. O filme também traz canções gaúchas de Raul Ellwanger, arranjadas por César Haas.

A LUTA PELA MEMÓRIA

Sônia Maria Haas, irmã de João Carlos, tem sido uma fonte de inspiração na busca pela memória de seu irmão. Ela destaca que, se estivesse vivo, João teria completado 84 anos no dia 24 de junho e poderia ter salvo ainda mais vidas. “Mesmo com recursos precários, ele conseguiu cuidar e salvar um número incontável de vidas entre 1964 e 1972”, afirma Sônia.


DEPOIMENTOS EMOCIONANTES

Ao longo de 36 meses de produção, o filme reúne depoimentos emocionantes de pacientes, ex-guerrilheiros, camponeses, amigos e lideranças políticas, como José Genoíno e Jussara Cony. A presença comovente de Sônia Maria Haas conduz a narrativa, transformando dor em memória e resistência.


ACESSO AO DOCUMENTÁRIO

Os interessados poderão assistir ao documentário gratuitamente nos dias 24 e 25 de junho no canal do YouTube @TGEconomiaCriativa. Após esses dias, o link ficará como não listado e só poderá ser acessado mediante solicitação à produção pelo email ecabral.to@gmail.com.

Além da exibição virtual, o filme já teve estreias presenciais em diversas cidades do Brasil e do exterior. Uma sessão especial ocorreu em São Leopoldo, seguida de um debate com o diretor e Sônia Haas. Também foi produzido um livro de histórias em quadrinhos reconstituindo a vida de João Carlos, lançado em 2023.


CRIANDO MEMÓRIA COLETIVA

Para marcar a data, o canal convida grupos, coletivos, escolas e instituições a organizarem exibições públicas do filme, registrando esses momentos nas redes sociais. “A proposta é criar uma corrente de memória coletiva, dando visibilidade à luta de João Carlos e de tantos outros invisibilizados pela repressão”, destaca Edson Cabral.


 
 
ChatGPT Image 7 de out_edited.png
  • Facebook
  • Youtube

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. 
 

O Esquina Democrática não se submete às avaliações métricas, baseadas em quantitativos que impulsionam visualizações, acessos, curtidas e compartilhamentos. Também não compactua com modelo  de trabalho que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional. 

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
bottom of page