top of page

VELEIRO "MADLEEN" É INTERCEPTADO POR ISRAEL EM TENTATIVA DE AJUDA HUMANITÁRIA À GAZA

ree

Na manhã de segunda-feira, 9 de junho, o veleiro "Madleen" foi interceptado pela Marinha israelense ao tentar chegar à Faixa de Gaza com uma carga de ajuda humanitária. A embarcação transportava 12 ativistas, entre os quais se destacam a renomada ativista sueca Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila. Após a interceptação, o barco foi levado ao porto de Ashdod, sob a escolta de embarcações israelenses.

A Coalizão Flotilha da Liberdade, da qual o "Madleen" faz parte, qualificou a ação de interceptação como um "sequestro em águas internacionais". Em resposta, o governo israelense anunciou que os ativistas seriam deportados após a chegada ao porto, gerando reações de condenação de diversos países, incluindo França e Brasil, que exigiram a libertação dos detidos e enfatizaram a necessidade de permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza.

O episódio evidencia a violação dos direitos humanos na região e a luta por apoio internacional em meio ao conflito. Com as tensões em alta, a necessidade urgente de assistência humanitária se torna cada vez mais urgente, em função do sofrimento da população devido aos efeitos devastadores do massacre do povo palestino.


O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota oficial nesta segunda-feira (9), exigindo a libertação imediata dos ativistas a bordo do "Madleen". O comunicado destaca que o governo brasileiro, por meio do Itamaraty, recorda o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais e cobra do governo israelense o cumprimento das normas internacionais. “O Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos”, afirma a nota.


Além disso, o Itamaraty condena as restrições impostas por Israel à entrada de suprimentos na Faixa de Gaza, exigindo que o país remova “imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante”. As embaixadas brasileiras na região estão mobilizadas para oferecer suporte consular necessário ao cidadão brasileiro, conforme estabelecido pela Convenção de Viena sobre Relações Consulares.


A Flotilha da Liberdade é uma iniciativa internacional com o objetivo de romper o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza, levando alimentos, remédios e outros itens básicos à população palestina. A interceptação do "Madleen" ocorre em meio a alertas crescentes de organizações humanitárias sobre a deterioração da situação em Gaza, onde milhões de pessoas enfrentam escassez extrema de recursos.


A detenção de ativistas e a apreensão de suprimentos humanitários é mais sobre violações ao direito internacional e a necessidade urgente de ação internacional para garantir o acesso da população civil palestina à assistência humanitária. #Gaza #AjudaHumanitária #GretaThunberg #ThiagoÁvila

ChatGPT Image 7 de out_edited.png
  • Facebook
  • Youtube

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. 
 

O Esquina Democrática não se submete às avaliações métricas, baseadas em quantitativos que impulsionam visualizações, acessos, curtidas e compartilhamentos. Também não compactua com modelo  de trabalho que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional. 

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
bottom of page