top of page

Vade retro!, por Adroaldo Bauer Corrêa*

ree

A pessoa que estufa o peito e se jacta hoje de ser de direita é herdeira das que exterminam indígenas desde 1500 no Brasil, das que escravizaram pessoas por 350 anos nas senzalas, lavouras, minas e casas grandes, exploraram operários, inclusive o trabalho infantil, em jornadas de até 12 horas diárias, submeteram as mulheres à violência da ordem patriarcal desde sempre para inclusive negar-lhes a condição de pessoa detentora de direitos.


Para manter privilégios, a direita no Brasil derrubou Jango no golpe militar de 1o de abril de 1964, impôs uma ditadura por 21 anos, em que roubou, perseguiu, censurou, prendeu, torturou, matou em nome da família, de deus e da liberdade.


Ser de direita no Brasil seria vergonhosa condição se a essas pessoas importasse vergonha e alguma consideração à vida e à humanidade da pessoa outra. (*) Adroaldo Bauer Corrêa é jornalista e escritor.

 
 
ChatGPT Image 7 de out_edited.png
  • Facebook
  • Youtube

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. 
 

O Esquina Democrática não se submete às avaliações métricas, baseadas em quantitativos que impulsionam visualizações, acessos, curtidas e compartilhamentos. Também não compactua com modelo  de trabalho que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional. 

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
bottom of page