top of page

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, PODER E CONDIÇÃO HUMANA: O QUE DIZ MIGUEL NICOLELIS

O www.esquinademocratica.com.br elaborou uma série de três matérias sobre inteligência artificial, construídas a partir da palestra do médico brasileiro Miguel Nicolelis, durante o 35º Congresso Nacional da CNTE, realizado em Brasília, no dia 16 de janeiro. Reconhecido mundialmente como pioneiro no estudo de interfaces cérebro-máquina (ICM), o neurocientista faz uma série de críticas à “inteligência artificial”. Nicolelis alerta para o avanço que não é neutro e para o projeto tecnológico que tem implicações profundas na educação, no trabalho, na democracia e na própria condição humana.

A organização dos temas não segue a ordem exata da fala do médico de 65 anos, nascido em São Paulo (1961), formado pela Universidade de São Paulo (USP) e construiu boa parte de sua carreira nos Estados Unidos, onde é professor emérito da Duke University. Miguel Nicolellis é um crítico vocal de visões extremas sobre Inteligência Artificial, defendendo que o cérebro humano possui capacidades únicas que não podem ser totalmente simuladas por máquinas de Turing.

Principais Contribuições e Descobertas

  • Interface Cérebro-Máquina: Desenvolveu tecnologias que permitem a conexão direta do cérebro com dispositivos externos (braços robóticos ou computadores), permitindo que seres vivos controlem equipamentos apenas com a atividade cerebral.

  • Projeto "Andar de Novo": Ficou mundialmente conhecido por liderar o projeto que permitiu a um jovem paraplégico dar o pontapé inicial na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, utilizando um exoesqueleto controlado pelo pensamento.

  • Tratamentos para Doenças Neurológicas: Suas pesquisas buscam novas terapias para condições como a Doença de Parkinson, epilepsia e Alzheimer, focando na reabilitação neuromotora.

  • Utopia Científica (Macaíba): Fundou o Instituto Santos Dumont no Rio Grande do Norte, integrando pesquisa científica de ponta com projetos sociais e educacionais para crianças da região.

Reconhecimento e Obras

Considerado um dos cientistas mais influentes do mundo, Nicolelis acumulou dezenas de prêmios internacionais, incluindo o Prêmio da Amizade da China em 2025 e o NIH Director's Pioneer Award. É autor de livros que discutem a natureza do cérebro e o futuro da humanidade, como:

  • "Muito além do nosso eu"

  • "O verdadeiro criador de tudo"

  • "O Cérebro Relativístico"

A fonte primária para construção da série está no link https://youtu.be/BH3oP-s6DJQem 📲 CURTA, COMPARTILHE, COLABORE E CONTRIBUA  WWW.ESQUINADEMOCRATICA.COM.BR

jornalismo livre e independente


 
 
  • Facebook
  • Youtube
ESQUINA (2)_edited.png

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. 
 

O Esquina Democrática não se submete às avaliações métricas, baseadas em quantitativos que impulsionam visualizações, acessos, curtidas e compartilhamentos. Também não compactua com modelo  de trabalho que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional. 

CHAVE DO PIX

 559.642.490-00

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

bottom of page