Governo Lula investe R$ 665 milhões em ações de combate ao genocídio da juventude negra
- Alexandre Costa

- 22 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, quinta-feira (21/3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o Plano Juventude Negra Viva, em Ceilândia, a cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília. A iniciativa é do Ministério da Igualdade Racial e da Secretaria-Geral da Presidência e prevê 217 ações articuladas em 18 ministérios e voltadas à redução da letalidade e das vulnerabilidades que afetam a juventude negra.
“O racismo e suas consequências perversas, que nossa sociedade resiste tanto a reconhecer, revela-se todos os dias nos mais diversos ambientes”, disse o presidente Lula. As ações abrangem as áreas de segurança pública, acesso à justiça, geração de trabalho, educação, cultura, saúde, esporte, assistência social, segurança alimentar, entre outros, com investimentos de R$ 665 milhões.
“Todos os dias, pessoas negras, crianças, jovens, adultos, idosos são vítimas de múltiplas violações de direito em um contexto de vulnerabilidade que nós, poder público, e a sociedade não podemos aceitar”, afirmou o presidente. O programa foi desenvolvido após seu governo ter ouvido mais de seis mil jovens em todo o país, durante a Caravana Juventude Negra Viva, promovida em todas as capitais, no ano passado.








