GAZA: A GUERRA QUE DEIXA UM LEGADO DE VERGONHA PARA A HUMANIDADE
- Alexandre Costa

- 10 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de out.
por Alexandre Costa | EsquinaDemocratica.com.br

O genocídio em Gaza nos coloca diante de mais uma desafiadora tarefa: nenhuma reconstrução será possível sem memória e sem verdade.
Após dois anos de destruição ininterrupta, o cessar-fogo em Gaza foi finalmente anunciado. O acordo, mediado por Estados Unidos, Egito e Catar, prevê a troca de reféns e prisioneiros, a retirada parcial das tropas israelenses e o aumento da ajuda humanitária. Infelizmente, para muitos, a trégua anunciada na quinta-feira, 9 de outubro, chegou tarde demais. Os sobreviventes sabem que a guerra também mata de fome, de sede, por falta de remédios e assistência aos feridos e mutilados.
Apesar do cessar-fogo, não há garantia de que a paz seja duradoura: persistem disputas sobre quem governará Gaza no pós-guerra e como serão conduzidas as investigações sobre crimes de guerra e genocídio. É preciso salientar que, para além do compromisso baseado nos princípios do jornalismo, escrever sobre Gaza se tornou um desafio obrigatório para o www.esquinademocratica.com.br. Não apenas pelo trabalho de garimpar informações, mas principalmente pela narrativa e pelas denúncias do massacre - uma das maiores tragédias humanitárias do nosso tempo.
Nunca antes na história, foram contabilizadas tantas mortes de jornalistas em uma guerra. Mesmo assim, a palavra correu mundo e se multiplicou na forma de resistência. Foi assim no discurso da Kátia Marco, do Brasil de Fato - RS, que ao receber o prêmio Rubens Paiva de Direitos Humanos, homenageou os colegas que tombaram em Gaza. O mesmo ocorreu em relação ao artigo publicado aqui neste espaço pelo amigo e historiador Artur Henrique Franco Barcelos, que colocou luz ao interpretar a despedida da personagem Rita Von Hunty.
A explicação do professor Guilherme Terreri é uma demonstração da dignidade gigantesca do artista, diante dos horrores da guerra. Quem não teve acesso, pode conferir, no vídeo abaixo.
O conteúdo desta série de matérias foi construído com ajuda da IA e está dividido em quatro partes: 1ª Parte — Cessar-fogo, fome e o silêncio dos guardiões da verdade
4ª Parte — O Brasil, o silêncio das potências e o papel da consciência global. 📲 CURTA, COMPARTILHE, COLABORE E CONTRIBUA WWW.ESQUINADEMOCRATICA.COM.BR
jornalismo livre e independente















