top of page

COM PARTICIPAÇÃO DE MÁRCIA TIBURI, DÁLOGOS PARA ACORDAR DISCUTE ABUSO E VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES


ree

Não é de hoje que as mulheres sabem da importância de trilharem juntas um caminho. E quando se trata da violência que atravessa a vida de muitas e da necessária adesão da sociedade para esta causa, mais ainda compreendem que dar as mãos é o melhor a fazer. E foi assim que surgiram projetos transformadores que jogam luz sobre a violência de gênero e sobre as diversas formas de abusos sofridos por mulheres. Ainda nos primeiros anos da pandemia, quando esse quadro se agravou na sociedade, a atriz, diretora e multiartista Deborah Finocchiaro criou, junto com uma equipe de profissionais de ponta nas artes gaúchas, os projetos Confessionário - Relatos de Casa e Invisíveis - Histórias para Acordar. Em ambos, o foco está nos depoimentos reais de mulheres que sofrem violência doméstica e de gênero e de grupos de mulheres invisibilizadas, interpretados por atrizes de diferentes estados brasileiros e atrizes portuguesas, além de alguns relatos pessoais das próprias artistas. A estreia do novo projeto, Relatos de Acordar, será dia 22 de abril, às 18h, com a live Diálogos para Acordar com Deborah Finocchiaro, Luiz Alberto Cassol e a convidada especial, Marcia Tiburi. Na sequência, no dia 24 de abril, serão lançadas nas redes sociais as seguintes perguntas: “Quando você se sentiu invisível?” e “Quando você se sentiu humilhado?”, e no dia 25, serão divulgadas nas redes as entrevistas realizadas pela equipe nas ruas de Porto Alegre.


Os dois projetos originais e relevantes para a sociedade gaúcha, deram frutos e, unidos, seguirão promovendo reflexão e difundindo os dados alarmantes que não param de crescer. A nova proposta reúne os fundamentos dos dois primeiros e coloca em questão, além da violência de gênero e da invisibilidade feminina, assuntos como gordofobia, etarismo, racismo, violência contra mulheres surdas e trabalho análogo ao de escravo. Em Relatos de Acordar, Deborah Finocchiaro e equipe, amparadas pela verba parlamentar da Deputada Maria do Rosário através da Organização Caminhos da Cultura, refletem sobre histórias que precisam ser conhecidas para que outras violências sejam evitadas.


Em três episódios inéditos abordando os temas comunidade surda, violência contra os idosos e trabalho análogo ao escravo; e quatro videocasts sobre gordofobia, racismo e mais uma vez o trabalho análogo ao de escravo, estas histórias de denúncia e conscientização seguem seu rumo e dão continuidade a uma trajetória que pretende se expandir para além das artes cênicas e fazer a diferença também no judiciário, na segurança pública e nas instituições sociais. Em Confessionário - Relatos de Acordar, cada episódio irá trazer depoimentos reais de diferentes grupos de mulheres vítimas de violência, interpretados por uma atriz, além de cenas gravadas das entrevistas e um profissional da área da saúde/ciências humanas. Já os videocasts Invisíveis - Relatos de Acordar, trarão diferentes convidados, entre eles profissionais da área para falar sobre o tema. Cada uma dessas atividades fará a analogia com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a vida dessas pessoas, demonstrando que as violências retratadas violam o que nos é dado como direito.


Em Confessionário, estão as atrizes Brenda Artigas, Patsy Cecato e Sandra Dani, que dividem os episódios com a advogada Mirella Cavalcanti, a delegada Ana Luiza Caruso e a auditora fiscal Lucilene Pacini, que trarão informações e orientações de como realizar uma denúncia e como buscar ajuda e apoio às vítimas, reafirmando o caráter didático e de utilidade pública do projeto.


Além dos episódios e videocasts, a equipe de trabalho está realizando entrevistas presenciais nas ruas de Porto Alegre. Com as perguntas “Quando você se sentiu invisível?” e “Quando você se sentiu humilhado?” para trazer, por meio desses depoimentos, luz a essas questões e mostrar o impacto profundo na vida de cada um de nós e porque, mais do que nunca, precisamos falar sobre isso.


Para além dos novos episódios, já em fase de produção, a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, pretende viralizar estas questões e divulgar os sete podcasts anteriores do projeto Invisíveis - Histórias para Acordar realizados em 2021: “Deficiência visual, ineficiência social”; “Rompendo as grades: outros olhares sobre as prisões”, “Refugiados e migrantes: respeite a minha identidade!”, “Cromossomo 21”, “Habitantes das ruas e periferias”, “Qual o espaço que se tem para envelhecer?” e “Invisibilidade trans”, que ampliam as reflexões e diálogos sobre a invisibilidade de diferentes grupos, fortalecem e criam novas redes, perspectivas e ações a partir da união de pessoas de diversas áreas e pensamentos.



Ficha técnica: Confessionário - Relatos de Acordar

Criação e Direção: Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol

Roteiro: Adaptação coletiva a partir de relatos reais

Elenco: Brenda Artigas, Patsy Cecato e Sandra Dani

Participação: Ana Luiza Caruso, Lucilene Pacini e Mirella Correia e Sá Cavalcanti

Voz em off: Deborah Finocchiaro, Angela Russo e Márcia Caspari

Direção de Fotografia: Freddy Paz

Montagem e Desenho de Som: Leonardo Cappelatti

Trilha Sonora: Laura Finocchiaro

Recursos de Acessibilidade: Audiodescrição - Marilaine Castro da Costa e Felipe Mianes | Legendas em português - Marilaine Castro da Costa | LIBRAS - Para Todos Acessibilidade - Ângela Russo

Assessoria Jurídica: Rubia Abs da Cruz

Coordenação Geral: Deborah Finocchiaro


Ficha técnica: Videocast Invisíveis - Relatos de Acordar

Apresentação e curadoria: Deborah Finocchiaro

Operação e Edição: Bábiton Leão

Trilha: Laura Finocchiaro

Convidados: Andréa Cavalheiro, Adriana Manta, Ana Lúcia Stumpf González, Cris Bruel, Cristina Sasso, Dejeane Arrué, Delma Gonçalves, Francisco Rossal De Araújo, Iara Virginia, Lidia Fontoura, Nina Fola, Rafael Giguer e Silvia Abreu


Ficha técnica geral

Idealização e Direção Geral: Deborah Finocchiaro

Entrevistas: Deborah Finocchiaro, Elisete Idalgo e Gabrielle Gazapina

Projeto gráfico: Cléo Maguetta, Leandro Selister e Luciano Ribas | Ilustração: Aline Daka | Vinheta: Manoel Cardoso Magueta

 
 
ChatGPT Image 7 de out_edited.png
  • Facebook
  • Youtube

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. 
 

O Esquina Democrática não se submete às avaliações métricas, baseadas em quantitativos que impulsionam visualizações, acessos, curtidas e compartilhamentos. Também não compactua com modelo  de trabalho que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional. 

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
bottom of page