top of page

'Ainda Estou Aqui', o golpe frustrado de 8 de janeiro e o eterno pesadelo de 1964, por Alexandre Costa

Os assassinatos brutais, as torturas e as atrocidades cometidas durante a ditadura militar no Brasil ainda estão aqui. No ano em que completou 60 anos, o golpe militar continua sendo uma ameaça à democracia. E o 8 de janeiro uma espécie de pesadelo que nos faz reviver os 21 anos de ditadura.


As memórias dos anos de chumbo são feridas que não cicatrizaram, como tão bem nos mostram o livro "Ainda Estou Aqui", de Marcelo Rubens Paiva, e o filme homônimo, dirigido por por Walter Salles. O golpe de 1964 e o ambiente político de 2024 colocam o Brasil frente a frente com a sua história e com sua frágil democracia, constantemente ameaçada pelas forças reacionárias do país. As notícias sobre o indiciamento de Jair Bolsonaro e de militares ligados ao ex-presidente caíram como uma bomba no colo da nova República. Além de planejarem um golpe de estado, também tramaram o assassinato do presidente Lula, do seu vice Geraldo Alckmin e do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.


Nas redes sociais, Marcelo Rubens Paiva, ironizou o fato, ao postar Fernanda Torres, indicada ao Oscar, e Jair Bolsonaro, indiciado outra vez.  A atriz interpreta Eunice Paiva, mulher de Rubens Paiva e mãe do escritor.


Esta é a terceira vez que o ex-presidente é indiciado. A penúltima foi em 4 de julho, em uma investigação que apura suposta venda ilegal de joias sauditas no exterior, pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e apropriação de bens públicos. Antes, em março, Bolsonaro já havia sido indiciado por falsificar certificados de vacina.



A ironia contida na postagem de Marcelo Rubens Paiva é um sutil tapa de luvas nos que defendem a ditadura militar e suas práticas criminosas. O longa-metragem “Ainda Estou Aqui“ já levou mais de 1,5 milhão de espectadores aos cinemas brasileiros e arrecadou incríveis R$ 31 milhões em bilheteria no país. Essa é a 4ª maior bilheteria de um filme nacional pós-pandemia, de acordo com dados do Comscore.



  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page