top of page

SITE DESACATO PUBLICA LINK DE “NO OTHER LAND” (NÃO HÁ OUTRA TERRA) VENCEDOR DO OSCAR DE MELHOR DOCUMENTÁRIO DE 2025

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

O site https://desacato.info/ publicou, na segunda-feira (3/3), o link para o documentário "No Other Land", dirigido por Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor. O filme retrata os horrores cometidos pelo exército israelense e pelos colonos na Cisjordânia ocupada, mais especificamente em Massafer Yata, Colinas do Sul de Hebron, onde soldados israelenses da ocupação vêm destruindo casas e despejando seus habitantes.


Para assistir o documentário legendado em português, basta clicar aqui ou na imagem acima. O link leva para rede social "X", plataforma criada em 2006 (Twitter) e que mudou de nome em 2022, após ser adquirida pelo bilionário Elon Musk.


Apesar de ganhar vários prêmios internacionais, Sem Chão não encontrou um distribuidor oficial nos EUA — algo raro para um documentário que foi indicado ao Oscar. O documentário explora a amizade de Basel e Yuval. Embora tenham quase a mesma idade e compartilhem valores semelhantes, a desigualdade está sempre presente entre eles. Enquanto Yuval pode viajar livremente em Israel e na Cisjordânia, Basel não pode viajar para Israel sem uma autorização, como parte do que diz serem medidas de segurança. No filme, Basel lamenta que, embora tenha estudado direito, só conseguiu encontrar trabalho na construção civil em Israel e, quando pensa muito sobre isso, sente "uma enorme depressão".


Israel ocupa a Cisjordânia desde 1967. Os assentamentos israelenses no território são considerados ilegais sob a lei internacional, embora Israel conteste isso. Eles se expandiram nos últimos 55 anos, tornando-se um ponto focal de violência e reivindicações conflitantes sobre terras. Em 7 de outubro de 2023, o Hamas atacou Israel, matando cerca de 1,2 mil pessoas e fazendo 251 reféns. Isso desencadeou uma campanha militar israelense que matou pelo menos 47,5 mil pessoas em Gaza, de acordo com o Ministério da Saúde administrado pelo Hamas.

Desde então, a violência relacionada a colonos na Cisjordânia aumentou, com 13 palestinos mortos por colonos, segundo a ONU. Mais de 850 palestinos, muitos deles militantes, foram mortos por tropas israelenses na Cisjordânia no mesmo período, diz o Ministério da Saúde palestino. A ONU diz que 30 israelenses foram mortos por palestinos na Cisjordânia durante esse período. Em 2024, a ONU registrou cerca de 1.420 incidentes de violência de colonos israelenses — o maior número que supostamente levou a vítimas, danos materiais ou ambos, desde que os registros começaram em 2006.


De acordo com reportagem de Mallory Moench, publicada pela BBC News, na segunda-feira 3 de março, ataques adicionais a palestinos vêm ocorrendo desde o retorno do presidente dos EUA, Donald Trump, ao poder, disse Basel, e os cineastas temem que isso possa piorar.



  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page