O PULSO AINDA PULSA: ESTUDANTES DE PORTO ALEGRE VENCEM COPA DO MUNDO DE ROBÓTICA, EM HOUSTON (EUA)
- Alexandre Costa

- 23 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Apesar da situação cada vez mais precária da rede municipal de ensino de Porto Alegre, um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, da Lomba do Pinheiro, na zona leste da capital gaúcha conquistou o prêmio da categoria Melhor Modelo de Solução na First League Explorer, em Houston, nos Estados Unidos (EUA). O prêmio, recebido no sábado (22/4), é considerado a Copa do Mundo de Robótica.
Os estudantes do Villa Lobos se destacaram entre 56 projetos de robótica apresentados por representantes de diversos países. O grupo criou uma maquete automatizada que projeta um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade do bairro Lomba do Pinheiro. O "parque do futuro" conta com vários brinquedos tecnológicos movidos por energias sustentáveis. Toda energia solar e eólica é gerada no próprio espaço. Foram meses de preparação no laboratório, com protótipos construídos com peças de plástico e ações programadas pelo computador. A maquete construída pela turma é de uma cidade perfeita, que sabe usar a energia sem agredir o planeta.
A equipe é formada por cinco alunos que estão entre o 4° e o 5° ano do Ensino Fundamental: Nathalya Andrielly de Abreu Gonçalves, Vitor Muller Machado, Lara Bella Bernardes Hoffmann — os três com 10 anos — e Matheus Luis Carpes da Rocha e Sury Rafaelle Alves da Silva, ambos de nove anos. Além deles, a equipe conta com uma monitora, aluna do 9° ano, Gabrieli Bolico Welter, 14 anos. A liderança e mentoria ficam por conta da professora Cristiane Pelisolli Cabral
O grupo embarcou rumo ao torneio na última terça-feira (18). Após a competição, os Lobóticos ficarão mais uns dias nos Estados Unidos, onde terão uma série de experiências, como uma visita guiada à Nasa, agência aeronáutica norte-americana. O retorno a Porto Alegre será no dia 28 de abril.
Entre as 11 equipes que representam o Brasil na competição, alunos de outras seis escolas brasileiras se destacaram na competição. No entanto, o grupo de Porto Alegre foi o único de escola pública. A Escola Heitor Villa Lobos foi a primeira da rede municipal a incluir, há 16 anos, a robótica na sala de aula.
O PULSO AINDA PULSA Apesar da conquista da chamada "Copa do Mundo de Robótica", a realidade da grande maioria das escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre é de muitas dificuldades. O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) vem denunciando desde o início deste ano o descaso da Prefeitura com a falta de professores e de reparos na infraestrutura física das escolas. Problemas com o Sistema Córtex implantado na Educação tem levado professores ao registro manual da presença e das informações escolares dos alunos. Confira a matéria sobre os problemas das escolas municipais de Porto Alegre, no site do Simpa.







