“NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE” TERÁ SESSÃO ESPECIAL E DEBATE NA CINEMATECA CAPITÓLIO, ÀS 19H DESTA QUARTA-FEIRA (6/8)
- Alexandre Costa
- há 3 dias
- 2 min de leitura
POR ALEXANDRRE COSTA | ESQUINADEMOCRATICA.COM.BR

O documentário No Céu da Pátria Nesse Instante terá uma sessão especial na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, na quarta-feira, dia 6 de agosto, às 19h. Após a exibição do filme, está programado um debate com a diretora Sandra Kogut. Será uma ótima oportunidade para o público gaúcho assistir, com antecedência, a obra impactante que estreia nos cinemas de todo o país no dia 14 de agosto. Os ingressos estão à venda na bilheteria do cinema. Confira, abaixo, o trailer oficial do filme.
O documentário trata dos acontecimentos que marcaram as eleições de 2022 e os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Com distribuição da O2 Play e da Lira Filmes, o longa foi gravado ao longo de 2022 e início de 2023, acompanhando personagens de diferentes regiões do Brasil, de voluntários da Justiça Eleitoral a eleitores comuns. O filme mostra a desinformação, os discursos de ódio e a escalada da polarização política, culminando com a tentativa de golpe, com a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
As imagens do filme foram captadas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Brasília, Belém e Anajás, na Ilha de Marajó, com depoimentos presenciais e também realizados por videoconferência. Parte dessas gravações foi feita em tempo real durante o próprio 8 de janeiro, trazendo à tona o clima de perplexidade e impotência que tomou conta do país naquele domingo.
Antes de chegar aos cinemas brasileiros, No Céu da Pátria Nesse Instante foi exibido em festivais internacionais importantes, como Málaga (Espanha), Dok.fest München (Alemanha), Jeonju (Coreia do Sul), Paris, Buenos Aires e Amérique Latine (França). No Brasil, o filme foi premiado no Festival de Brasília, onde conquistou os prêmios de Melhor Montagem e o Prêmio Especial do Júri.
O documentário é uma produção da Ocean Films em coprodução com Marola Filmes, Kiwi Filmes, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil, e conta com apoio do ProAC e da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O projeto reafirma o papel da arte e do cinema documental na preservação da memória histórica e na valorização do debate público em tempos de ameaça à democracia.
No Céu da Pátria Nesse Instante se junta a outras produções que se debruçam sobre o período eleitoral e os desdobramentos do bolsonarismo, num esforço coletivo de compreender, narrar e resistir à erosão institucional que marcou os últimos anos.
📲 CURTA, COMPARTILHE, COLABORE E CONTRIBUA
jornalismo livre e independente