top of page

INVESTIGAR E PUNIR BOLSONARO NÃO É VINGANÇA E SIM JUSTIÇA, O QUE SÓ É POSSÍVEL COM DEMOCRACIA

por Alexandre Costa

O manto que impedia o Brasil de enxergar quem realmente é Jair Bolsonaro caiu e o ex-presidente corre sério risco de ser definitivamente desmascarado. Além do caso das joias aprendidas pela Receita Federal, existem inúmeras revelações que já vieram e outras tantas que ainda devem vir à tona. A afirmação é um prenúncio baseado na forma de agir das milícias que tomaram de assalto o Estado, calando bocas, cegando olhos, comprando ou ameaçando a imprensa, a Justiça e a sociedade como um todo.


O caso das joias e do relógio de diamantes avaliadas em R$ 16 milhões pode trazer inúmeros problemas para Jair Bolsonaro e sua esposa Michelle. Cada revelação sobre o caráter e a índole do ex-presidente ou das ações criminosas do seu governo acaba trazendo outras novas descobertas e assim sucessivamente. Além das joias, existem outros casos que merecem investigação profunda, como a compra, pela família Bolsonaro, dos 51 imóveis em dinheiro vivo. Para além das rachadinhas e das ambições do mito e da sua esposa angelical, é sempre bom lembrar que o fascismo bolsonarista é um modelo e como tal tem ramificações no parlamento, na Câmara dos Deputados, no Senado, nos ministérios, autarquias e se espalham pelos estados e municípios.


Antes do bolsonarismo, a chamada bancada BBB, da bala, da bíblia e do boi bem que tentava esconder sua verdadeira face, evitando a identificação como tal. À medida que a democracia foi sendo suprimida por conta do fascismo ameaçador da extrema direita brasileira, estes políticos que trabalham contra seu povo e seu próprio país ficaram à vontade para ser o que realmente são. Assim como Bolsonaro, sua esposa e seus filhos, todos estes políticos defendem e estão atrelados ao mesmo projeto de Brasil. O pacote inclui garimpo ilegal, venda de armas (amparado pelo argumento da proteção individual mas que acaba fortalecendo o crime organizado), extração de madeiras, queimadas premeditadas (para ampliar as áreas de criação de gado e plantação de soja) e por aí à fora.


As revelações sobre quem realmente é Jair Bolsonaro são extremamente importantes, podendo devolver o Estado ao povo e à sociedade, expulsando das suas estruturas o crime organizado, as milícias e os parasitas travestidos de governo ou de servidores públicos. Neste contexto, a vitória de Lula é a grande oportunidade do Brasil para fortalecer a sua democracia, lutar contra o trabalho escravo, afastar o fantasma da fome, investir em saúde e educação, melhorar a qualidade de vida da população e buscar o desenvolvimento do país.


Neste sentido, mais do que desconstituir o falso discurso do cidadão de bem, amparado pelos princípios da tradição, da família e da propriedade, ao retirar o manto que esconde o verdadeiro Bolsonaro, quem sabe o Brasil não se depare também com novas revelações sobre temas nebulosos como a facada de Adélio Bispo em Jair Messias ou sobre os assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes? Por isso, investigar e punir Bolsonaro pelos crimes que cometeu não é vingança e sim Justiça, o que só é possível com democracia.

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page