top of page

Governador Eduardo Leite pede aos gaúchos que não venham a Porto Alegre

"Não venham para Porto Alegre", clamou o governador Eduardo Leite (PSDB) durante coletiva realizada no final da tarde de sexta-feira (3/5), alertando para a possibilidade de chuvas volumosas na região da bacia do rio Uruguai, que terá novas cheias nos próximos dias. Ao lado do general Hertz Pires do Nascimento, do Comando Militar do Sul, o governador informou que as enchentes causaram 39 mortes, 74 pessoas feridas e outras 68 desaparecidas. Até o momento, foram realizados cerca de 8 mil resgates até o momento. As equipes contam com 21 aeronaves, somando as do governo federal, estadual, de outros estados e até uma que o governo do Uruguai disponibilizou.


No total, já são 265 os municípios atingidos pelas fortes chuvas, com 8.168 pessoas desabrigadas, além de outras 24.800 desalojadas de suas casas. As chuvas afetaram de alguma maneira a vida de 351.639 pessoas, devido às dificuldades de deslocamento por conta das estradas interrompidas, pela paralisação das as aulas em todo estado, entre outros.


Na entrevista, Eduardo Leite garantiu que o governo federal vai ajudar na recuperação da economia do estado, repassando recursos aos municípios, sem burocracia, agilizando as obras de reconstrução da infraestrutura. O governador prometeu disponibilizar recursos no valor de R$ 2,5 mil para as famílias do Cad Único reconstruírem suas casas.


No total, o Rio Grande do Sul está com 136 trechos em 68 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes, conforme informações do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Pelo menos 22 escolas estão servindo de abrigos para pessoas que tiveram que deixar suas casas. No entanto, outras 222 escolas foram danificadas pela chuvas que castigam o estado desde o início da semana.


MUNICÍPIOS ONDE OCORRERAM MORTES Em Canela (2),Candelária (1), Caxias do Sul (1), Bento Gonçalves (1), Boa Vista do Sul (2), Paverama (2), Pantano Grande (1), Pinhal Grande (1), Putinga (1), Gramado (4), Itaara (1), Encantado (1), Salvador do Sul (2), Serafina Corrêa (2), Segredo (1), Santa Maria (2), Santa Cruz do Sul (4), São João do Polêsine (1), Silveira Martins (1), Vera Cruz (1), Taquara (2), São Vendelino (2) e Três Coroas (3).

JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page