top of page

Exposição Babel (In) Finita exibe obras raras da literatura na Biblioteca Pública do Estado

A partir das 10 horas desta quarta-feira (10/4), a Biblioteca Pública do Estado abre suas portas para a exposição Babel (In) Finita, uma montagem Sul (In) Finito de Borges, com curadoria de Facundo Sarmiento e ilustrações de Zorávia Bettiol. A mostra, que é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) com a Associação dos Amigos da Biblioteca (AABPE), dispõe de 300 obras que pertencem ao acervo particular do médico e bibliófilo gaúcho Gilberto Schwartsmann.

Foto: José Francisco Alves

Babel (In) Finita é uma jornada pela história da literatura ocidental, apresentando as primeiras edições e obras raras dos séculos XVI, XVII e XVIII, e até os dias de hoje, através dos olhos e textos de Jorge Luis Borges. A exposição é uma continuação da mostra realizada recentemente na Academia Nacional de Medicina e na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro. 

Além de edições raras da Divina Comédia de Dante (1866), Mil e Uma Noites, Bíblia Sagrada e Dom Quixote (1862), a exposição conta com obras como Decameron, de Bocaccio (1520), Thomas de Aquino (1577) e Poética, de Aristóteles (1601), bem como as primeiras edições de Kafka, Proust, Joyce e raridades de Shakespeare. A literatura brasileira tem um espaço exclusivo, com edições raras de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, entre outros. 

A exposição Babel (In) Finita, que está na Biblioteca Pública do Estado, tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h. As visitas guiadas podem ser agendadas através do e-mail bpe.acervors@gmail.com).


bottom of page