top of page
Foto do escritorAlexandre Costa

Ex-presidenta Dilma Rousseff eleita "Mulher Economista 2023" pelo Sistema Cofecon/Corecons

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi premiada, no sábado (9/12), com o título de “Mulher Economista 2023”. A honraria é entregue pelos conselhos Federal e Regional de Economia (Sistema Cofecon/Corecons) a profissionais da área que se destacam em suas funções. Além de Dilma, também já receberam o prêmio as economistas Tania Bacelar, Esther Dweck (atual ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Denise Lobato Gentil.


Atualmente, a ex-presidenta ocupa a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), com sede em Xangai, China. Em março deste ano, Dilma foi indicada ao cargo de presidente do Banco dos Brics por indicação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que articulou a saída antecipada de Marcos Troyjo, indicado por Jair Bolsonaro (PL). Troyjo renunciou ao cargo em março deste ano, com mandato até 2025.


De acordo com o Cofecon/Corecons, a escolha de Dilma para receber a honraria se deu em quatro fases, com a indicação pelos conselheiros fiscais, elaboração de uma lista décupla, votação para reduzir a uma lista tríplice e a votação secreta em plenário. A entidade destacou a importância de reconhecer e valorizar as mulheres que desempenham papéis relevantes na promoção do desenvolvimento com responsabilidade social.

bottom of page