“DOUTOR ARAGUAIA” SERÁ EXIBIDO NA FESTA DO AVANTE 2025 EM PORTUGAL
- Alexandre Costa
- há 3 dias
- 2 min de leitura
POR REDAÇÃO | ESQUINADEMOCRATICA.COM.BR

"É com grande alegria que anunciamos a exibição do documentário “Doutor Araguaia” na próxima edição da Festa do Avante, em 2025, em Portugal", escreveu Sônia Haas, pelas redes sociais. O filme será exibido na próxima sexta-feira (5/9), às 21 horas, no Espaço Internacional. Organizado desde 1976 pelo Partido Comunista Português (PCP), a Festa é um espaço consolidado de resistência cultural e política, reunindo milhares de pessoas em torno da música, da arte, da literatura e de debates sobre temas diversos.
A exibição do filme sobre a trajetória do seu irmão, o médico gaúcho João Carlos Haas Sobrinho, morto na Guerrilha do Araguaia, dará projeção internacional à história de jovens que lutaram contra a ditadura militar brasileira e pagaram com a própria vida por defender a democracia e uma sociedade mais justa e igualitária.

Ao atravessar fronteiras, o documentário reafirma que a história de João Carlos Haas Sobrinho não é única, nem apenas brasileira: é latino-americana e internacional. Sua memória, projetada na Festa do Avante, simboliza a ligação entre o Brasil e Portugal na luta pela democracia, pela memória e contra o esquecimento. A participação em um evento de dimensão internacional reforça o papel da cultura como instrumento de resistência e diálogo entre povos que compartilham a mesma busca por liberdade e soberania. A exibição do documentário na Festa do Avante terá a presença do diretor Edson Cabral, que participará de debates sobre a memória histórica e os desafios de resgatar trajetórias silenciadas pela ditadura. JOÃO CARLOS HAAS SOBRINHO
Natural de São Leopoldo (RS), João Carlos Haas Sobrinho formou-se em medicina e escolheu dedicar sua vida à causa popular. Na década de 1970, integrou a Guerrilha do Araguaia, movimento de resistência à ditadura militar. Conhecido entre os companheiros como “Doutor Juca”, atuava como médico dos guerrilheiros e camponeses da região. Foi preso e assassinado em 1972, aos 31 anos, pelos militares.
A sua memória atravessou gerações e agora é retomada pelo documentário dirigido por Edson Cabral, tendo Sônia Hass como roteirista. Além dos relatos de familiares, amigos, pesquisadores e ex-guerrilheiros, o filme refez o percurso do jovem médico, ressaltando o compromisso com a justiça social e o sonho de uma sociedade democrática e sem opressão. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e obteve apoio cultural das prefeituras de São Leopoldo (RS) e Porto Franco (MA) e institucional da Fundação Maurício Grabois. DOCUMENTÁRIO
O documentário "Doutor Araguaia" já foi exibido em cidades como São Leopoldo, Porto Alegre, São Paulo, Porto Franco, Xambioá, Palmas, Salvador, Brasília, Recife e Natal, tendo seu lançamento e exibição iniciados em novembro de 2024. De lá para cá, percorreu diversos estados brasileiros. O filme é uma produção da TG Economia Criativa e MZN Filmes e teve suas gravações realizadas em diversas dessas cidades.
Por onde passa, "Doutor Araguaia" tem recebido grande acolhida do público e apoio de diversos órgãos culturais.
Cidades e Estados já contemplados:
Rio Grande do Sul: São Leopoldo e Porto Alegre.
Maranhão: Porto Franco.
Tocantins: Xambioá e Palmas.
Bahia: Salvador.
Distrito Federal: Brasília.
Pernambuco: Recife.
Rio Grande do Norte: Natal.
📲 CURTA, COMPARTILHE, COLABORE E CONTRIBUA
jornalismo livre e independente