DESAFIOS DAS ESQUERDAS PARA ENCANTAR AS MULTIDÕES E O DITADO IORUBÁ USADO PELO RAPPER EMICIDA, POR ALEXANDRE COSTA*
- Alexandre Costa

- 21 de mar.
- 1 min de leitura

O tabuleiro político do Brasil começa a se desenhar e o cenário faz lembrar o ditado iorubá, que foi muito bem usado no documentário AmarElo – É Tudo pra Ontem, do rapper Emicida. “Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que arremessou hoje”. Em outubro de 2026, o povo brasileiro terá um novo encontro com as urnas e com a democracia. E como todos sabemos, o futuro e a história andam de mãos dadas.
Agora, mais do que nunca, o desafio das esquerdas no mundo, será reencantar os povos. Com o crescimento do fascismo, se faz cada vez urgente a luta por visão mais humana e mais justa da sociedade. É preciso devolver o sonho de uma vida melhor para todos os brasileiros.
Que as transformações políticas sejam a essência do que existe de melhor no Brasil, da arte, da alegria, da criatividade e da força do povo trabalhador desse país. O encantamento pela vida ´´e capaz de agregar multidões para vencer o cabresto das urnas e a concepção atrasada que os fascistas têm do mundo.
Os desafios das esquerdas para encantar as multidões pode buscar inspiração no sábio ditado iorubá muito bem utilizado pelo rapper Emicida, no documentário AmarElo: “Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que arremessou hoje”.
* Alexandre Costa é jornalista e responsável pelo www.esquinademocratica.com.br.







