CARLA ZAMBELLI É PRESA NA ITÁLIA E VÍDEO EM QUE ZOMBAVA DA PRISÃO DE LULA VIRA PIADA NAS REDES
- Alexandre Costa
- 29 de jul.
- 2 min de leitura
POR REDAÇÃO | ESQUINADEMOCRATICA.COM.BR

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, capital da Itália, conforme confirmou o Ministério da Justiça do Brasil. A prisão ocorreu após o deputado italiano Angelo Bonelli, do grupo Alleanza Verdi e Sinistra, ter informado à polícia o endereço onde Zambelli estava hospedada. Para evitar sua extradição ao Brasil, a deputada contratou o advogado Pieremilio Sammarco, professor de Direito Comparado na Universidade de Bérgamo.
Em publicação na rede social X, Angelo Bonelli declarou:“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli.” À imprensa, o deputado contou que recebeu informações sobre a presença da parlamentar no bairro Aurelio e entrou em contato com a Polícia Nacional. “Duas horas e meia depois, a polícia confirmou que ela estava no apartamento”, relatou Bonelli.
Zambelli foi levada a uma delegacia local, onde aguarda decisão da Justiça italiana. Segundo o Ministério da Justiça do Brasil, as autoridades italianas têm até 48 horas para definir se ela será extraditada, colocada em prisão domiciliar ou libertada. O nome de Zambelli constava na lista da Interpol, e sua extradição já havia sido solicitada oficialmente pelo governo brasileiro.
O deputado Bonelli, conhecido por sua atuação ambientalista e por defender a preservação da Amazônia, apresentou em junho um pedido formal ao governo da Itália solicitando que Zambelli não recebesse refúgio político. Na ocasião, criticou o uso da cidadania italiana por parte da parlamentar para se declarar “intocável”.Em discurso recente no Parlamento Italiano, Bonelli foi enfático: “Francamente, considero inadmissível que se use a cidadania italiana para se declarar intocável.”
VÍDEO EM QUE ZAMBELLI PEDIA PARA PF DEIXAR LULA PASSAR O NATAL COM OS FILHOS E A FAMÍLIA: LEVA ELES JUNTO PARA A PRISÃO
CONDENADA PELO STF
Carla Zambelli foi condenada em maio pelo STF a 10 anos e 8 meses de prisão por envolvimento em um esquema que inseriu mandados de prisão falsos contra autoridades no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A invasão do sistema do CNJ foi uma ação articulada com o hacker Walter Delgatti Neto, que também está preso. A Corte determinou ainda a perda de seu mandato parlamentar, decisão que agora será avaliada pela Câmara dos Deputados. Após a condenação, ela deixou o Brasil e tornou-se oficialmente foragida da Justiça.
Mesmo com a prisão, o processo de extradição pode levar anos e depende de decisões do governo italiano e da tramitação judicial.
Atualmente, a deputada também é alvo de dois inquéritos sigilosos em tramitação no STF:
Inquérito das fake news: investigação sobre a divulgação de notícias falsas e ataques a ministros da Corte.
Inquérito das milícias digitais: apuração sobre suposta participação da parlamentar em articulações golpistas após o resultado das eleições presidenciais de 2022.
📲 CURTA, COMPARTILHE, COLABORE E CONTRIBUA WWW.ESQUINADEMOCRATICA.COM.BR
jornalismo livre e independente