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ARI lança campanha "O Direito e o Dever de Duvidar" para alertar a sociedade sobre as notícias falsas

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lançou a campanha 'O Direito e o Dever de Duvidar', na terça-feira (16/4), com objetivo alertar a população gaúcha sobre a crescente disseminação de notícias falsas, áudios, vídeos manipulados, principalmente pelas mídias digitais, principalmente com o uso da Inteligência Artificial. Durante o evento, que reuniu jornalistas e autoridades, a entidade apresentou um manifesto, convocando a sociedade

a participar do combate à desinformação.


Além de enfatizar que a luta contra a desinformação não é um dever apenas dos jornalistas, o presidente da ARI, José Nunes, ressaltou a importância de discutir a regulação das redes sociais, responsabilizando criminalmente a difusão e a propagação de fake news. "É fundamental educar e manter as pessoas informadas para que possam identificar notícias falsas e também para que tenham consciência dos prejuízos causados pela disseminação das mesmas. "Esta campanha não é feita de jornalista para jornalista, mas, sim, para toda a sociedade. Queremos furar a bolha", argumenta Nunes.

O presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, parabenizou a ARI pela campanha inédita no Brasil. "A luta contra as fake news faz parte de uma iniciativa local, mas também depende de uma ação global instrumentalizada". Já o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Jorge Luís Dall'Agnol, falou da importância do trabalho realizado pela imprensa e da busca constante por informações verdadeiras, o que fortalece a democracia.


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