top of page

APÓS AGRESSÕES A JORNALISTAS EM ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS, GOVERNADOR DO RS GARANTE SEGURANÇA À IMPRENSA


ree

O governador Ranolfo Vieira Junior enviou ofício ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) nesta sexta-feira (4/11) assegurando as condições de segurança policial ao trabalho profissional de cobertura jornalística nos atos antidemocráticos e de protesto contra o resultado das eleições presidenciais. O Chefe do Executivo atendeu ao ofício encaminhado pelo Sindijors na quinta-feira (3/11) frente às agressões a equipes que cobrem as atividades em frente ao Comando Militar do Sul, em Porto Alegre.

O governador disse, ainda, que, ao tomar conhecimento dos graves fatos dos quais foram vítimas equipes de veículos de comunicação, nos últimos dias, determinou “providências imediatas com a identificação das autorias e consequente responsabilização na forma legal”. Ele destacou não admitir nenhum ato de violência ou quebra da ordem ou dos princípios democráticos e encaminhou o comunicado a todas as entidades representativas de profissionais de comunicação.

Reunida na sede da entidade, na tarde deste sábado, 05/11, a direção do Sindjors recebeu com alívio a notícia. "Avaliamos como positiva a estratégia tomada de reunir outras entidades na defesa dos jornalistas e de outros profissionais de comunicação. É dever do Estado garantir o exercício profissional e a liberdade de imprensa", enfatizou a presidenta do Sindijors, Laura Santos Rocha.

Ao pedir o apoio ao exercício do trabalho dos profissionais, uniram-se o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre, do Sindicato dos Radialistas RS, a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado - ARFOC/RS, a Associação Riograndense de Imprensa - ARI, a Federação Nacional de Jornalistas – Fenaj.

ree



 
 
ChatGPT Image 7 de out_edited.png
  • Facebook
  • Youtube

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. 
 

O Esquina Democrática não se submete às avaliações métricas, baseadas em quantitativos que impulsionam visualizações, acessos, curtidas e compartilhamentos. Também não compactua com modelo  de trabalho que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional. 

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
bottom of page