'AGENTE SECRETO' CONQUISTA PRÊMIOS DE MELHOR ATOR E MELHOR DIRETOR NO FESTIVAL DE CANNES
- Alexandre Costa
- há 3 dias
- 2 min de leitura

O filme brasileiro "O Agente Secreto" fez história ao conquistar dois prêmios na 78ª edição do Festival de Cannes, uma das maiores premiações de cinema do mundo. Wagner Moura levou o troféu de Melhor Ator, e Kleber Mendonça Filho ganhou o prêmio de Melhor Diretor. Ambientado durante a ditadura militar no Brasil, o filme conta a história de um professor que se muda para o Recife e descobre que está sendo espionado.
Ambos os troféus fortalecem o longa para a corrida do Oscar 2026, já que o Festival de Cannes é considerado um dos principais termômetros para a premiação americana. A vitória no evento francês, no entanto, não é sinônimo de indicação ou estatueta no Oscar. Portanto, ainda é cedo para fazer projeções, o filme precisa passar por uma série de processos tanto na Academia Brasileira de Cinema quanto na própria Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação.
Mesmo assim, o festival francês aumenta a expectativa sobre o desempenho do longa em relação à premiação americana. Isso porque o festival tem um histórico promissor em relação ao Oscar — muitos dos filmes prestigiados e Cannes ganham destaque no Oscar no ano seguinte.
Entre os troféus do Festival de Cannes, aquele com maior peso na corrida do Oscar é a Palma de Ouro, o principal prêmio do evento francês. Um exemplo disso é "Anora", que levou esse prêmio em 2024 e, depois, levou cinco dos seis Oscars a que foi indicado, incluindo o de Melhor Filme.
"O Agente Secreto" não ganhou a Palma de Ouro. Ela foi dada a "A Simple Accident", de Jafar Panahi. Isso não significa que o desempenho do filme brasileiro em Cannes não tenha nenhuma influência no Oscar. Normalmente, festivais renomados têm forte impacto no prestígio de um longa.
AUSÊNCIA DE WAGNER MOURA NA PREMIAÇÃO Wagner Moura não pode estar presente para receber o prêmio, por estar filmando o longa "11817", do diretor francês Louis Leterrier, conhecido por trabalhos como "Truque de Mestre" e "Carga Explosiva". A obra é um thriller de ficção científica da Netflix, protagonizado pelo ator brasileiro e pela atriz americana Greta Lee, 41.
SEM PREVISÃO DE LANÇAMENTO Ainda não existe previsão de lançamento do filme, em nenhum lugar do mundo. No Brasil, o longa será distribuído pela Vitrine Filmes, enquanto a NEON, conhecida por sucessos vencedores do Oscar como Parasita e Anora, cuidará da distribuição nos Estados Unidos. No Reino Unido e outros países da América Latina, o lançamento será feito pela MUBI.
Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.
O elenco do thriller político reúne ainda grandes nomes do cinema brasileiro, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes, Hermila Guedes, entre outros. A direção é de Kleber Mendonça Filho (Bacurau), que também assina o roteiro.