top of page

ECONOMIA FRACA, DERROTA NO CONGRESSO, CASO QUEIROZ. E AS RUAS?


A economia está cheia de notícias ruins – nesta terça, o recuo de 0,7% do setor de serviços em março, o terceiro mensal seguido nos quatro meses e meio de governo Bolsonaro. Somando-se as quedas nos diversos setores, que vão rebaixando semanalmente as projeções do PIB, e a redução da confiança de consumidores, empresários e investidores às derrotas quase diárias no Congresso e ao isolamento internacional, já se tem uma receita de tempestade perfeita – recorrendo mais uma vez ao conceito certeiro do professor Delfim Netto.

Flavio Bolsonaro e Queiroz

E outros ingredientes estão se juntando na receita explosiva. O início da semana trouxe de volta ao cenário o sempre-vivo Caso Queiroz com a autorização de quebra de sigilo bancário do ex-assessor Fabrício Queiroz, do senador Flavio Bolsonaro e de mais 88 pessoas.Essa medida tem amplitude tal – além do número de pessoas, abrange mais de dez anos – que, segundo se especula, as investigações sobre a relação com as milícias pode acabar atingindo muito mais gente, inclusive da família Bolsonaro.

Bolsonaro e Sérgio Moro. Foto Orlando Brito

Claramente incomodado, perdendo popularidade nas pesquisas, investindo contra seu próprio núcleo militar, colando-se cada vez mais à ala ideológica do governo e radicalizando o discurso, Jair Bolsonaro é fonte de preocupação geral. Diminuiu o tamanho de seu ministro da Justiça, hoje reduzido a postulante de uma vaga no STF.

Só falta um ingrediente nessa receita de tempestade: as ruas. Andaram caladas, até porque é quase impensável ter manifestações populares contra um governo que nem completou seis meses. Diante do conjunto da obra, e da coleção de decisões insensatas e inconsequentes, porém, podem começar a dar sinal de vida.

Conjunturas políticas não mudam do dia para a noite, mas é possível que este 15 de maio em que estudantes e professores programaram manifestações por todo o país sinalize um processo em marcha.

PUBLICADO ORIGINALMENTE EM:


 
 
esquinademocratica.com_edited.jpg

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
  • Facebook
  • Youtube
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page