1º PRÊMIO RUBENS PAIVA SERÁ ENTREGUE EM AGOSTO E AEPPP-RS REFORÇA AGENDA DE LUTAS PELA MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA
- Alexandre Costa

- 21 de jul.
- 2 min de leitura

Texto e foto: ALEXANDRE COSTA A Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul (AEPPP-RS) já está trabalhando na organização do 1º Prêmio Rubens Paiva – Memória, Verdade, Justiça, que será realizado no dia 28 de agosto de 2025, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na noite de segunda-feira (21/), a entidade reuniu membros da diretoria Executiva, dos conselhos Fiscal e Deliberativo, além de associados e apoiadores.
Durante o encontro, a AEPPP-RS apresentou um balanço das atividades da entidade, além de discutir os próximos passos da luta por memória, verdade e justiça no estado. Um dos temas mais importantes da reunião foi a reorganização financeira da associação, com lançamento de uma campanha de contribuições solidárias (leia mais sobre finanças no final desta matéria).
A Associação também prestou uma homenagem ao conselheiro Luiz Arthur Avelino de Oliveira, recentemente falecido.
PRÊMIO RUBENS PAIVA RECONHECE A LUTA PELA DEMOCRACIA
Além de homenagear o deputado federal desaparecido durante a ditadura militar, o Prêmio Rubens Paiva, que terá cinco categorias, faz deferência à trajetória de quem lutou de alguma forma pelo restabelecimento da democracia no Brasil.
CONFIRA AS CATEGORIAS:
1. Ex-Presos e Perseguidos Políticos
2. Defensores dos Direitos Humanos
3. Entidades e Instituições de Direitos Humanos
4. Meios de Comunicação
5. Juventude
As indicações podem ser feitas entre os dias 18 de julho e 4 de agosto de 2025, por WhatsApp (51 98083-3467) ou pelo e-mail aeppprs@gmail.com.
AEPPP-RS SE DESTACA POR ATUAÇÃO CONTUNDENTE EM 2025
Entre as atividades realizadas neste ano, destacam-se os atos em memória das vítimas do golpe de 1964, realizados em 31 de março, e a mobilização pela restauração do Monumento aos Mortos e Desaparecidos, com participação de parlamentares, familiares e ativistas.
A associação também firmou parcerias com instituições como a UFRGS e o Movimento de Justiça e Direitos Humanos, e renovou sua diretoria para fortalecer a defesa dos direitos humanos e o combate à impunidade.
Com o lançamento do Prêmio Rubens Paiva e a intensificação de suas ações públicas, a AEPPP-RS reafirma seu papel na preservação da memória histórica e na construção de uma sociedade democrática, onde as violações do passado não se repitam.
ENTRE AS PRINCIPAIS PAUTAS DA REUNIÃO ESTÃO:
• A organização do 1º Prêmio Rubens Paiva – Memória, Verdade, Justiça, que será entregue no dia 28 de agosto de 2025, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS;
• A articulação conjunta com a Comissão da Memória e da Verdade “Enrique Serra Padrós”, da UFRGS, para fortalecer ações de resgate histórico;
• O posicionamento da entidade em relação à revisão da Lei da Anistia de 1979;
• A proposta de um novo modelo de comunicação digital da AEPPP-RS, que será avaliada por profissionais da área;
• A retomada de ações pela preservação do prédio conhecido como “Dopinha”, com objetivo de tombamento e uso como espaço de memória democrática;
FINANÇAS E CONTRIBUIÇÕES SOLIDÁRIAS
A AEPPP-RS apresentou aos participantes os dados bancários e o QR Code para contribuições via Pix. A diretoria deliberou que a contribuição mínima sugerida é de R$ 20,00 mensais, podendo os associados e amigos contribuírem com valores maiores, conforme suas possibilidades.
Dados bancários para contribuição:
Caixa Econômica Federal (CEF)
Agência: 1585
Conta Corrente: 00058040697-5 📲 CURTA, COMPARTILHE, COLABORE E CONTRIBUA
jornalismo livre e independente








