
O Esquerda Diário publicou matéria no sábado (14/12) sobre a reação da Companhia Zaffari às denúncias sobre as condições desumanas de trabalho que são impostas aos seus funcionários. De acordo com o site, o "Zaffari quer calar trabalhadores e multar em R$10 mil organizações políticas que denunciam superexploração". Após repercussão nacional da denúncia de violação de direitos e uso da escala de trabalho 10x1, o advogado da Companhia Zaffari solicitou à justiça que impeça novas manifestações em frente às suas lojas, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil. Nesta quinta-feira (12), o grupo Zaffari entrou na justiça, por meio do escritório de advocacia Flávio Obino Filho. O objetivo é impedir qualquer tipo de manifestação em frente às lojas da rede de supermercados. Reportagem do Brasil de Fato, em parceria com o jornal O Futuro, deu voz às denúncias dos funcionários da empresa por impor uma escala de trabalho 10x1, que obriga a jornadas de até 10 dias consecutivos sem folga semanal, o que está em desacordo com a legislação trabalhista vigente.
A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados, presidida pela deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), oficiou o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que sejam tomadas providências diante de denúncias envolvendo a Companhia Zaffari, uma das principais redes de supermercados e hipermercados do Rio Grande do Sul. O pedido é para que o ministério avalie a abertura de uma investigação contra a empresa.
Em vídeo, o Esquerda Diário e a Faísca Revolucionária registraram o depoimento de trabalhadores da Companhia Zaffari. "Muitas são operadoras de caixa, alguns empacotadores. Nenhum deles está na empresa há mais de um ano. Esses relatos são frutos da reforma trabalhista e da sede de lucro que destrói vidas. A escala 10x1 é escravidão", alerta a postagem feita na quinta-feira (12/12) e que convida para o ato de sexta-feira (13/12).
A publicação informa sobre atividade programada para o dia 20/12, em que haverá um dia de luta nacional pelo fim da escala 6x1 e nós participaremos desse dia em Porto Alegre e no restante do país.