top of page

VEREADORA DE PORTO ALEGRE PEDE AUTORIZAÇÃO À PREFEITURA PARA ÔNIBUS USAREM AR-CONDICIONADOS NO VERÃO

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

A natureza é implacável. Em Porto Alegre, a onda de calor fez a temperatura subir tanto que no dia 16 de janeiro os termômetros registraram aquele que foi um dos dias mais quentes da história da cidade. Os 40,3ºC alcançados no domingo serão lembrados como o quarto dia de temperatura mais elevada na capital gaúcha desde o início das medições, em 1910. O calor em Porto Alegre, que já dura mais de dez dias, é tão forte que os painéis de alguns ônibus marcaram sensação térmica de até 60ºC.

Impossibilitados de ligarem o ar-condicionado dos veículos, em razão dos protocolos do transporte público para o enfrentamento da pandemia de covid-19, os motoristas de ônibus, assim como a população, têm sofrido com o calor na cidade. No sábado, dia 22 de janeiro, um motorista de ônibus quase perdeu o controle do veículo, em frente ao Postão da Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre. Segundo informações, o condutor sofreu um mal súbito, em função do calor.


Diante desta realidade absurda, a vereadora Daiana Santos (PCdoB) protocolou um Pedido de Providência junto ao Executivo para que seja possível ligar os aparelhos de ar-condicionado e manter as janelas abertas para ventilação no interior dos ônibus, cumprindo assim as determinações sanitárias de prevenção à covid-19. Daiana salientou que motoristas e passageiros estão sendo submetidos a condições insalubres em razão do calor e da não permissão de uso dos aparelhos. “É inadmissível essa proibição diante da onda de calor que estamos vivenciando. Imprescindível que se permita a ligação de tais aparelhos, ainda que se tenha que permanecer com as janelas abertas”, argumentou a vereadora.

bottom of page