UMA EM CADA QUATRO MULHERES BRASILEIRAS ACIMA DE 16 ANOS SOFREU ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA NA PANDEMIA
- Alexandre Costa
- 7 de jun. de 2021
- 1 min de leitura

Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos disse ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid. Traduzindo em números, significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. O levantamento, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), foi divulgado nesta segunda-feira (7/6).
Ao comparar com os dados de 2021 com os resultados da última pesquisa, realizada em 2019, verifica-se um aumento do número de agressões dentro de casa, que passaram de 42% para 48,8%. No entanto, a quantidade de agressões na rua diminuiu, passando de 29% para 19%. Também foi possível perceber mudanças no perfil dos agressores. Aumentou a participação de companheiros, namorados e ex-parceiros nas agressões.
Em 2021, o "vizinho", que em 2019 ocupavam o segundo lugar entre os agressores, com (21%) dos registros, neste ano nem aparecem entre as respostas. Porém, pai, a mãe, irmão, irmã, padrasto, madrasta, o filho e a filha assumiram a segunda posição na pesquisa do Datafolha. A violência intrafamiliar, praticada por "pessoas da família”, superou a violência praticada pelos companheiros.