top of page

UMA EM CADA QUATRO MULHERES BRASILEIRAS ACIMA DE 16 ANOS SOFREU ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA NA PANDEMIA


Pesquisa do Instituto Datafolha aponta que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos disse ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid. Traduzindo em números, significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica ou sexual no último ano. O levantamento, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), foi divulgado nesta segunda-feira (7/6).


Ao comparar com os dados de 2021 com os resultados da última pesquisa, realizada em 2019, verifica-se um aumento do número de agressões dentro de casa, que passaram de 42% para 48,8%. No entanto, a quantidade de agressões na rua diminuiu, passando de 29% para 19%. Também foi possível perceber mudanças no perfil dos agressores. Aumentou a participação de companheiros, namorados e ex-parceiros nas agressões.


Em 2021, o "vizinho", que em 2019 ocupavam o segundo lugar entre os agressores, com (21%) dos registros, neste ano nem aparecem entre as respostas. Porém, pai, a mãe, irmão, irmã, padrasto, madrasta, o filho e a filha assumiram a segunda posição na pesquisa do Datafolha. A violência intrafamiliar, praticada por "pessoas da família”, superou a violência praticada pelos companheiros.

 
 
  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page