top of page

TEATRO NAS VEIAS: "ÓI NÓIS AQUI TRAVEIZ" COMPLETA 44 ANOS DE TRAJETÓRIA, PAIXÃO E RESISTÊNCIA


No dia 31 de março de 1978, o "Ói Nóis Aqui Traveiz" estreava a sua primeira encenação, formada por duas peças curtas ‘A Divina Proporção’ e ‘A Felicidade Não Esperneia Patati, Patatá’, que criticava a sociedade capitalista, no seu Teatro na rua Ramiro Barcelos. A Tribo completa 44 anos de utopia, paixão e resistência, de um teatro com pedra nas veias, político e popular, de pesquisa inovadora, continuada, rompendo a estética do convencional, levando a relação entre atores e espectadores até as últimas consequências, e um compromisso permanente com a Arte Pública.


Surgido em plena ditadura militar, foi o primeiro grupo em Porto Alegre a conjugar em sua prática arte e vida, estética e política, radicalidade de comportamento e linguagem, transbordando do espaço cênico para o cotidiano da cidade. Seu trabalho de investigação sobre a linguagem teatral procura uma lógica diversa da cultura dominante, provocando um estranhamento em relação à percepção de mundo e sendo expressão das contradições da sociedade na qual está inserido.

Espetáculo: Os Três Caminhos Percorridos por Honório dos Anjos e dos Diabos 1993 -

Foto: Ari Pacheco.


O Ói Nóis Aqui Traveiz constituiu na Terreira da Tribo o Centro de Experimentação e Pesquisa Cênica e a Escola de Teatro Popular, referencia nacional na aprendizagem teatral. Oferece à cidade oficinas de iniciação, pesquisa de linguagem, formação e treinamento de atores, além de seminários e ciclos de discussão sobre a cena contemporânea. Nesses quarenta e quatro anos criou encenações que marcaram o teatro brasileiro como “Ostal”, Antígona Ritos de Paixão e Morte”, “A Saga de Canudos”, “Kassandra In Process”, “O Amargo Santo da Purificação” e “Medeia Vozes”.


A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz continua com a sua campanha TERREIRA DA TRIBO EU APOIO! O público interessado pode colaborar com uma assinatura mensal através da benfeitoria.com/terreiradatribo ou com uma doação para a Associação dos Amigos da Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, CNPJ 95.123.576/0001-52, através da conta Caixa Econômica Federal – Agência 0448 – Operação 003 – Conta Corrente 01315-4 ou pelo PIX Chave 95123576000152.


Música: Mário Falcão e Zé da Terreira.

コメント


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page