top of page

SUSPEITO DO DESAPARECIMENTO DO JORNALISTA BRITÂNICO E DO INDIGENISTA DA FUNAI É PRESO NO AMAZONAS


O suspeito do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips foi preso pela Polícia Militar, no Amazonas, na manhã desta quarta-feira (8/6). De acordo com a Polícia Civil, o homem tem 41 anos e se chama Amarildo da Costa de Oliveira, mais conhecido como "Pelado". Em nota, a PC explicou que o suspeito foi preso em flagrante, na terça-feira (7/6), por posse de munição de uso restrito.


O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou uma nota, na terça-feira à noite, manifestando “imensa preocupação” com o desaparecimento de Bruno e Phillips. Eles foram vistos pela última vez quando chegaram à comunidade São Rafael, por volta das 6h de domingo, no Vale do Javari, estado do Amazonas. O Cimi solicita às autoridades brasileiras um número maior de equipes de buscas, de helicópteros e de barcos destinados apara à operação de resgate. A entidade destaca ainda que organizações indígenas da região vêm denunciando sistematicamente as invasões na TI Vale do Javari, localizada na fronteira com o Peru, por garimpeiros, madeireiros, narcotraficantes, pescadores e caçadores.

“Ao mesmo tempo que exigimos das autoridades locais e nacionais celeridade e transparência, adotando de forma urgente todas as medidas cabíveis na busca pelos desaparecidos. Neste momento, a agilidade nas buscas pode significar a vida daqueles que se dedicam à defesa dos povos indígenas no Vale do Javari”, diz a nota. De acordo com o Conselho, os criminosos “se sentem respaldados e empoderados diante da negligência e do permanente ataque aos direitos indígenas por parte do governo federal”.

As buscas para encontrar Bruno e Phillips, organizadas pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e por órgãos públicos, não tiveram resultados. No documento, o Cimi ressalta que os dois sofreram ameaças de morte por parte de invasores da Terra Indígena (TI) Vale do Javari enquanto realizavam o trabalho de campo, que consistia em entrevistas feitas pelo jornalista britânico com indígenas da região.


“É particularmente grave que essas invasões ocorram na terra indígena onde existe a maior concentração de povos isolados, ou em isolamento voluntário no mundo. O que ocorre no Vale do Javari está intrinsecamente relacionado ao desmonte das políticas e órgãos públicos de proteção aos povos originários e aos seus territórios – acompanhado do enfraquecimento das Bases de Proteção Etnoambientais da Funai, responsáveis pela fiscalização da área, que atualmente se encontram sem a capacidade operacional mínima para desempenhar o seu papel”, afirma a nota.

 
 
esquinademocratica.com_edited.jpg

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
  • Facebook
  • Youtube
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page