top of page

SIMPA PEDE À CÂMARA DE NOVA SANTA RITA PUNIÇÃO PARA VEREADOR BOLSONARISTA QUE AGREDIU JORNALISTA


A diretoria do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) protocolou junto à Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita um pedido de punição do vereador Eliel Alves (PRTB), por ter agredido o jornalista Jocemar Silva, da emissora RDC TV, no dia 3 de janeiro. Junto com o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJoRS), a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc/RS), o Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Porto Alegre (STIGPOA), o Simpa repudia os atos de violência e presta solidariedade aos profissionais da imprensa e todas as pessoas constantemente agredidas nas manifestações golpistas.

A agressão ao jornalista Jocemar Silva ocorreu durante reportagem que fazia sobre bolsonaristas acampados ao lado do Comando Militar do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre. Na ocasião, um grupo de manifestantes abordou o jornalista e questionou se ele tinha permissão para registrar imagens no local. Jocemar informou que a imprensa não precisa de autorização para realizar o seu trabalho em via pública.

Descontente com a resposta, o vereador Eliel desferiu um soco no jornalista. A equipe de TV da RDC pediu apoio da Brigada Militar. No entanto, o vereador Eliel deixou o local antes da chegada do 9º BPM. O comandado pelo Tenente-Coronel Schimdt acompanhou os profissionais da equipe de TV até a 1ª Delegacia de Polícia, onde foi registrada ocorrência e apresentadas as imagens do momento da agressão.

O pedido de punição do vereador Eliel Alves (PRTB) foi protocolado na Câmara de Vereadores de Nova Santa Rita pelo diretor geral João Ezequiel e pela diretora Adjunta de Formação Sindical, Luciane Congo. A nota de repúdio que foi publicada no site do Simpa, no dia 4 de janeiro, foi anexada ao documento para que os vereadores daquele município possam ter acesso às informações relativa ao episódio.

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page