top of page

"SE NÃO FOSSE O SUS" LANÇADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE MOSTRA O ENFRENTAMENTO À COVID NO PAÍS


O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou virtualmente, na noite da última quinta-feira, dia 27 de janeiro, o documentário “Se não fosse o SUS…”. A pandemia Covid-19 no Brasil segue causando grande sofrimento à população ao mesmo tempo em que revela a abrangência, a estrutura e a necessidade de defesa do modelo de saúde pública universal do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, o documentário traz olhares e relatos sobre o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia, registrando e analisando a crise sanitária a partir de cenas e imagens captadas em Unidade Básicas, com testemunhos de trabalhadoras(es), usuárias(os) e integrantes de conselhos de Saúde.

O material reúne uma série de entrevistas com autoridades, especialistas e ativistas, sendo um registro histórico da importante atuação do CNS e da Rede Conselhos na maior crise sanitária brasileira dos últimos tempos. O negacionismo e a falta de ação e coordenação central seguem provocando o adoecimento e a perda de vidas. Porém, o controle social no SUS atuando em todas as localidades do país é a garantia da manutenção e do aperfeiçoamento das políticas públicas.

CONFIRA O DOCUMENTÁRIO

Ficha Técnica Equipe de Conteúdo (Ceap): Nara Peruzzo e Valdevir Bot; Roteiro e Direção: Guilherme Castro; Direção de Fotografia: Leco Petersen; Assistente de Câmera / Operador 2° Câmera: José Carlos Soares; Montagem e Finalização: Alfredo Barros; Captação de Som: Guilherme Cássio; Edição de Som e Mixagem: André Sittoni; Direção de Produção: Kátia Samara; Assistente de Produção / Brasília: Paulo Ávila; Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap); Promoção: CNS – Conselho Nacional de Saúde; Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS – CIEPCSS; Uma parceria: Organização Pan–Americana da Saúde e Organização Mundial da Saúde Américas; Produção: GC Filmes

Fotos: Divulgação/CNS/Se não fosse o SUS.

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page