top of page

SÉRIE DE MATÉRIAS PUBLICADAS PELO "REPÓRTER BRASIL" DENUNCIA A EXTRAÇÃO DE OURO NAS TERRAS YANOMAMI


A série de matérias publicadas pela equipe de jornalistas do site Repórter Brasil mostra o caminho do ouro, da extração ilegal que devasta a Terra Indígena Yanomami até sua transformação em joias de luxo. Entre um ponto e outro, as reportagens revelam como empresas estão lucrando com o garimpo ilegal. Também mostram os políticos que apoiam a atividade e a relação com o crime organizado, a partir do contexto histórico por trás das invasões.


Durante sobrevoo à Terra Indígena Yanomami, um avião ilegal de pequeno porte tentou interceptar a aeronave da reportagem, que constatou o cenário de devastação na floresta e nos rios deixado pela mineração.


Pilotos e donos de aeronaves que fazem o transporte até as áreas de garimpo faturam R$ 200 mil por semana, segundo a Polícia Federal.

Parte do metal extraído ilegalmente dos Yanomami circula livremente por entre dezenas de joalherias na chamada Rua do Ouro.

Inquéritos da Polícia Federal revelam algumas das diversas empresas envolvidas na compra do ouro que sai da Terra Indígena Yanomami.

Falta de regulação do mercado do ouro é prato cheio para traficantes. Logística também atrai crime organizado para transporte de drogas.

Um dos mais emblemáticos defensores do garimpo nos territórios indígenas, ex-governador de Roraima teve passagem desastrosa pela Funai.

Memória-viva do garimpo no país, José Altino Machado conta sobre a origem das invasões à TI Yanomami e faz aposta para seu futuro.


Amazônia Real: Kátia Brasil (editora-executiva); Eduardo Nunomura (editor de especiais); Alberto César Araújo (editor de fotografia), Elaíze Farias (editora de conteúdo); Maria Fernanda Ribeiro, Clara Britto e Alicia Lobato (repórteres); Bruno Kelly (fotografia do sobrevoo) e Paulo Dessana (fotógrafo); Lívia Lemos (mídias sociais); Maria Cecília Costa (assistente executiva); Giovanny Vera (mapa); César Nogueira (montagem); e Nelson Mota (desenvolvedor).

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page