RETRATAÇÃO E PEDIDO DE DESCULPAS A EVERTON GIMENIS
- Alexandre Costa
- 1 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Jornalistas trabalham com informações, notícias, opiniões, análises, pesquisas, imagens, entre outras tantas tarefas diárias do mundo da comunicação. Tão importante quanto escrever, é checar as informações. Quando não o faz com a devida precisão, está sujeito a erros e reconhecê-los também faz parte do exercício profissional. Dependendo do caso ou dos fatos, o erro pode ultrapassar o limite do equívoco e ingressar em outro campo: da ética e do caráter.
O preâmbulo acima é uma justificativa sincera e que faço questão de trazer a público para reconhecer o erro que cometi ao citar Everton Gimenis, em um artigo publicado na segunda-feira (27/2), aqui no www.esquinademocratica.com, cujo título é "EXECUTIVA DO PT DE PORTO ALEGRE ACATA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO À FILIAÇÃO DE MARCELO SGARBOSSA". Além de corrigir a informação, aproveito a oportunidade para pedir desculpas ao Gimenes, a quem respeito e tenho admiração, tanto pela pessoa, pelo cidadão, quanto pela sua atuação política no PT, na CUT e no Sindicato dos Bancários. Fiz isso hoje ao trocar mensagens com ele e achei que deveria fazê-lo também publicamente, aqui. Ao contrário do que escrevi, Everton Gimenis não tem interesse direto na vaga que foi assumida pelo vereador Marcelo Sgarbossa.
O pedido de impugnação à filiação de Sgarbossa, no caso de Gimenis, tem uma série de outros argumentos e motivações. Pretendo expor, aqui, os motivos pelos quais uma parte significativa do PT defende a impugnação do vereador Marcelo Sgarbossa. É uma forma de garantir o contraponto aos que não desejam o retorno de Marcelo no PT. Devido à repercussão do artigo, recebi inúmeras mensagens. Muitas delas elogiando o texto. Outras, no entanto, criticam minha postura de abrir uma discussão que só prejudica a imagem pública do PT. Agradeço aos que leram e se posicionaram sobre o caso, o que me possibilitou ouvir atentamente os argumentos favoráveis e contrários às minhas opiniões. A partir do artigo publicado na segunda-feira, venho recebendo uma série de outras informações sobre o caso, que sem dúvidas é polêmico. O volume de informações que recebi e continuarei recebendo me permite avaliar e reavaliar as versões e prospectar os seus impactos, a partir das relações internas do PT e das possíveis composições com as demais forças de esquerda que integram a Federação em nível nacional.