top of page
Foto do escritorAlexandre Costa

Quem Faz Gemer A Terra no 31º POA EM CENA

O dia 27 de novembro vai marcar a apresentação do espetáculo Quem Faz Gemer a Terra no 31º. Porto Alegre Em Cena. Montagem do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, de Santo Ângelo, a peça é uma adaptação do romance do escritor gaúcho, Charles Kiefer, contabiliza mais de 270 apresentações para 75 mil espectadores e foi encenada em vários países da Europa, inclusive cumprindo turnê na Itália.


Quem Faz Gemer a Terra foi apresentado no evento “Porto Alegre: un autre Brésil”,  em Paris, e em Genebra (Suíça) em 2003. Na Polônia, as apresentações foram realizadas em Varsóvia e Lublin, no evento “Teatro do Brasil na Polônia (2005). Representou o Brasil no “Ano do Brasil na França” (2005). Em 2008 a Turma do Dionísio realizou 15 apresentações em italiano, em 13 cidades da Itália. Em Porto Alegre, Apresentado em Porto Alegre: Feira do Livro (2003 e 08); Porto Verão Alegre (2004 e 07).  Em Porto Alegre foi apresentada na Feira do Livro (2003 e 08) e no Porto Verão Alegre (2004 e 07).


Sinopse

Mateus, um homem pobre cujo ofício é lavrar a terra para obter o seu sustento, narra a sua história de vida, as brincadeiras de guri, as lidas na lavoura, a tentativa de dar certo na vida, os amores, a perda da terra amada, o contexto agrário e as incertezas do cárcere. A peça emociona e surpreende o espectador. No espetáculo Quem Faz Gemer a Terra, que mescla realidade e ficção, Mateus, um agricultor, conta a sua história: a vida numa comunidade rural gaúcha, na segunda metade do século XX, as passagens singulares vividas com o avô alemão, a convivência em família, seus amores, a religião, incidentes da vida na colônia, o endividamento, a ida para o acampamento dos agricultores sem-terra. O elemento central da narrativa é um fato histórico. No ano de 1990, agricultores sem-terra protestavam na Praça da Matriz, em Porto Alegre,  e foram atacados pela Brigada Militar. Ao correrem desabalados pelas ruas houve um confronto na Esquina Democrática que resultou na morte de um Policial Militar. Diversos colonos se refugiaram na prefeitura. Mateus, o colono que está preso por ter assassinado o soldado, é personagem da ficção.

 

CONFIRA AS FOTOS

Fotos: Carlos Becker


Ficha Técnica

Elenco, dramaturgia e direção: Jerson Fontana

Operador de Som e de Iluminação: Nara Lucia Maia 

Figurino e produção: Maristela Marasca 

Fotos: Carlos Becker

Compositor da Trilha Sonora Original: Antônio Kalb 

Montagem: Teatro Turma do Dionísio 

 

Grupo de Teatro A Turma do Dionísio

Foi fundado em 1986, em Santo Ângelo, RS. Encenou 25 espetáculos dos quais realizou 2.700 apresentações para 790 mil espectadores do Brasil, Argentina, Bolívia, França, Suíça, Polônia, Ucrânia e Itália.


Fone: (55) 9 9969-1959

 

Serviço

Quem Faz Gemer a Terra no 31º POA EM CENA

Dia 27 de novembro de 2024

18h - Teatro Carlos Carvalho – CCMQ

Classificação indicativa: 14 anos 

Duração: 50 minutos

Ingresso

R$ 40,00 (inteira)

R$ 20,00 (meia)

Descontos: 50% para idosos com idade igual ou superior a 60 anos;

50% para estudantes em até 40% da lotação do teatro, mediante comprovação;

50% para jovens entre 16 e 29 anos, pertencentes a famílias de baixa renda, mediante comprovação de matrícula CADÚNICO;

50% para pessoas com deficiência, inclusive seu acompanhante quando necessário, e doadores de sangue.


Outros descontos: 50% para artistas com registro profissional; 50% para estudantes da casa de Teatro de Porto Alegre 50% para estudantes do Instituto Goethe Porto Alegre 50% para professores de escolas públicas e particulares.

O 31° Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com patrocínio premium da Petrobras, patrocínio master da BB Asset e patrocínio de Itaú, Panvel e Zaffari, a gestão cultural é da Primeira Fila Produções, e a realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

bottom of page