top of page

PREFEITO MELO SANCIONA LEI DA VISIBILIDADE BISSEXUAL, PROJETO DA VEREADORA DAIANA SANTOS (PCDOB)

O próximo dia 23 de setembro será um marco para a visibilidade Bissexual em Porto Alegre. Sancionada nesta segunda-feira (23/8) pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), o projeto da vereadora Daiana Santos (PCdoB), que agora é lei e passa a integrar o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. A data é inspirada na Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969, nos Estado Unidos, e faz referência à conquista de 1999, protagonizada pelos ativistas Wendy Curry, Michael Page e Gigi Raven Wilbur, que instituíram o dia 23 de setembro como um marco da luta pela visibilidade bissexual.

Durante o ato de sanção, a vereadora Daiana enfatizou a importância da conquista, principalmente em relação ao combate ao preconceito e à violência. "De acordo com o relatório do Grupo Gay da Bahia, em 2020, 237 pessoas LGBTQIA+ tiveram morte violenta no Brasil, vítimas da homotransfobia. Foram 224 homicídios e 13 suicídios", argumentou Daiana, reiterando a importância da iniciativa para a emancipação da população LGBTQIA+ e do combate ao preconceito contra essa camada social”.

O prefeito Sebastião Melo ressaltou que "a intolerância se combate com atitude, conscientização e respeito. Nosso governo é para todos”, disse. Já o Coordenador da Diversidade do Governo do Estado, Dani Morethson, mencionou a data como "um dia histórico para Porto Alegre, que se torna a Capital que tem duas leis em favor da população LGBTQIA+, se referindo aos dias 28 de junho, dia do orgulho, e agora o dia 23 de setembro”, lembrou.

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page