top of page
Foto do escritorAlexandre Costa

Pré-estreia do curta de cine-dança "Desvio de Cena" será dia 3/12, às 19h, na cinemateca Paulo Amorim da CCMQ

Integrando a programação do projeto Techlab 3.5 - Rota Resgate Ações Continuadas, idealizado pela diretora Jussara Miranda, a Cia. de Dança Muovere promoverá, no dia 03 de dezembro de 2024, a partir das 19h, na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), o lançamento do curta-metragem de cine-dança “Desvio de Cena”, em uma sessão exclusiva para convidados.


A atividade “Desvio de Cena” foi filmado em Porto Alegre - RS e compõe o Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 – Grupos e Coletivos Artísticos – Dança.


Uma cine-dança, cujo diálogo inter-artes, dança e intermídia, explora vocabulários coreográficos da Muovere Cia. de Dança de modo improvisativo. Dentre as mais importantes peças do repertório da Muovere, “Desvio”, passa a agregar mais um desdobramento à sua carreira de 12 anos, desta vez manipulando o espaço temporal e arquitetônico da CENA para explorar ambientes naturais e artificiais, combinando o olhar da dança com o da câmera em visão integrada.


É, antes de tudo, um experimento de dança de pesquisa abrigado na reflexão sobre a relação entre linguagens artísticas autônomas e seus pressupostos, abrindo rotas para a imprevisibilidade como elemento de composição coreográfica.


Ao mesmo tempo em que a Cia remonta memórias, as dissolve e as transforma em devir. Em atividade há 35 anos, segue imprimindo sua identidade ácida, caótica, crítica e a do dissenso em consenso. Prossegue instalando criadouros de experimentação e de relacionamento entre linguagens, pessoas e acontecimentos fundados na urgência de outros fazeres, desta vez, instigados pela crise climática iniciada em maio de 2024 em Porto Alegre, quando as águas fizeram da cidade a própria Cena, recrutando seus atores à luta.


Foi quando propusemos à Funarte o formato cine-dançado para que, em nome da resistência, do eterno recomeço e dos sucessivos desmantelamentos de obras, nossos mais íntimos clamores viessem à superfície. Visitamos espaços arquitetônicos marcados por gestões de artistas. Lugares estes, que mesmo abatidos pela enchente, ainda guardam suas belezas materiais e simbólicas. Também, o primeiro espaço gerido pela Muovere em Porto Alegre, o Engenho da Dança no Bairro Petrópolis.


Com “Desvio de Cena”, a Muovere produz mais uma órbita na sua composição produtiva. Mais um recurso de fomento em dança. Mais uma frente de compartilhamento, conexão e pesquisa. Mais um passo em direção à sustentabilidade da dança com acesso e acessibilidade.


Para acompanhar a programação completa visite o nosso site ac www.muoveretechlab.com ou nas redes sociais @ HYPERLINK "https://www.instagram.com/muovereciadedanca/"muovereciadedanca.



FILME DIRIGIDO PORCaio Amon

ROTEIRO E CO-DIREÇÃOJussara Miranda

COMAnnita Brusque, Denis Gosch, Didi Pedone, Diego Mac, Letícia Paranhos e Jussara Miranda

CINEMATOGRAFIA E MONTAGEMCaio Amon

DIREÇÃO DE MOVIMENTOJussara MirandaDiego Mac

DIREÇÃO DE PRODUÇÃOJack Garcia

ASSISTÊNCIA DE FOTOGRAFIA E OPERAÇÃO DE CÂMERAMarcelo Freire

CHEFE DE ELÉTRICAJô Fontana

ILUMINAÇÃOCarol Zimmer

DESENHO DE SOMCaio Amon

FOTOGRAFIA STILLCris Lima

ESTÚDIOCUBO


bottom of page