top of page

PRÉ-ESTREIA DE "O COMPLÔ", FILME BASEADO NO LIVRO DE HERMES ZANETI, SERÁ DIA 15/9, EM PORTO ALEGRE


A pré-estreia do documentário "O Complô", dirigido por Luiz Alberto Cassol e baseado no livro do deputado federal Constituinte Hermes Zaneti, será realizada às 19 horas do dia 15 de setembro, na Rua Barão do Amazonas, 1581 – bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre. O curta-metragem, que terá entrada franca, revela as manobras políticas por trás da gestão das finanças públicas que resultam no favorecimento das elites financeiras. Tal qual a obra de 280 páginas, publicada em 2017 pela Verbena Editora, o filme questiona o sistema que explora os trabalhadores e beneficia uma minoria por meio do rentismo.


Em 1987, Hermes Zaneti, então deputado Constituinte, apresentou um projeto para que a carta magna previsse uma auditoria nas contas públicas e adoção de uma gestão transparente, para que a sociedade – que paga a conta – pudesse acompanhá-la. A proposta foi rechaçada. O filme conta esta e outras histórias, como as medidas que impediram a regulação de juros em 12%, a restrição do crime de usura à pessoas físicas, isentando as instituições financeiras. Hermes Zaneti tentou estabelecer um artigo que auditasse as origens e o crescimento da dívida pública brasileira, que ultrapassou R$ 7,1 trilhões em 2022. As propostas foram barradas na época, mas inspiraram, 35 anos depois, a criação do curta-metragem. Essa história tem raízes nos anos 70 e 80, que passou pelos debates e envolveu tramas às claras e às escuras na Assembleia Nacional Constituinte, em momentos narrados e fartamente documentados no livro. “O filme é necessário porque nos ajuda a entender como essa máquina pública funciona a favor dos rentistas e como nós podemos, enquanto sociedade, nos unir para reverter a situação”, declara Cassol. “Todos os que estão envolvidos nessa denúncia têm muita coragem. A nossa esperança é de que a mensagem do filme seja levada para o povo brasileiro, e que isso nos ajude a libertar o Brasil do sistema rentista do qual somos escravos”, complementa Zaneti. Com produção da Filmes de Junho associada com a Abravídeo, o curta-metragem conta com narração da atriz Manuela do Monte e atuação do próprio Hermes Zaneti. ‘O Complô’ têm recursos de acessibilidade como Audiodescrição, Libras e Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE) para que qualquer pessoa com deficiência visual ou auditiva possa assistir.

Serviço: Pré-lançamento do curta-metragem ‘O Complô’ Quando: 15 de setembro, às 19h Onde: Rua Barão do Amazonas, 1581 – Jardim Botânico – Porto Alegre Quanto: entrada franca Público-alvo: críticos de cinema, jornalistas, políticos e interessados no tema Assista ao teaser: bit.ly/teaserOComplo Ficha técnica: ‘O Complô’ (Brasil, Documentário, 2022) Com: Hermes Zaneti Depoimentos: Fátima Silva (Secretária Geral da CNTE), Paulo Egon (Professor), Roseli Faria (Analista de Planejamento e Orçamento) e Wellington Duarte (Professor do Departamento de Economia da UFRN) Direção: Luiz Alberto Cassol Narração: Manuela do Monte Roteiro: Luiz Alberto Cassol e Luciano Ribas Consultoria de Roteiro: Gilberto Perin Direção de Fotografia: Waldir de Pina Direção de Produção: Ruy Godinho Montagem e Correção de Cor: Marcio Papel Videografismo e Desing: Aline Bastos D´Ávila Trilha Sonora Original: Duca Duarte Operador de Câmera: Alex Magno Assistente de Fotografia: Marcos Sales Som Direto: Andres Artesi Assistente de Produção e Logger: Letícia Godinho Fontes Desenho de Som: Duca Duarte Produção de Gravações pela Web: Freddy Paz Design Gráfico: Luciano Ribas Transcrição de Entrevistas: Lyvia de Paula Coordenação de Recursos de Acessibilidade (Audiodescrição, Libras e LSE): Marilaine Castro da Costa Motorista: Helton Clei de Araújo Pesquisa em Jornais e Fotos: Paulo Henrique Teixeira Fotos: Acervo Pessoal Hermes Zaneti e Livro O Complô Assessoria de Imprensa: Padrinho Agência de Conteúdo Financeiro: Jefferson Oliveira Produção: Luiz Alberto Cassol e Ruy Godinho Consultoria Técnica: Ricardo Berzoini e Paulo Egon Agradecimentos especiais do diretor: Accorde Filmes e Camila de Moraes.

Kommentare


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page