top of page

POSSE DE LULA EM BRASÍLIA SERÁ COMEMORADA COM FESTA EM PORTO ALEGRE E EM TRAMANDAÍ


Mais de 300 mil pessoas devem se reunir na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no próximo domingo, 1º de janeiro de 2023, para comemorar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do seu vice Geraldo Alckmin. A sessão solene, que será presidida pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, está marcada para as 15horas, no Plenário da Câmara dos Deputados. As atrações culturais e gastronômicas devem começar a partir das 10h. A posse de Lula será comemorada em todo Brasil. No Rio Grande do Sul, os apoiadores do presidente organizaram dois atos culturais. Em Porto Alegre, a partir das 14h, no Parque da Redenção; e em Tramandaí, na Avenida da Igreja, a partir das 18h.


As forças de segurança pública federais e do Distrito Federal estão trabalhando em conjunto para garantir um dia sem violência ou acidentes. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios está proibido até o dia 2. O roteiro da posse prevê a chegada dos convidados (entre eles os chefes de Estado e de governo) ao Congresso Nacional a partir das 13h45. Lula será recebido no Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Depois da posse no Congresso, o presidente vai para o Palácio do Planalto subir a rampa e discursar no Parlatório que fica em frente à Praça dos Três Poderes.


SEGURANÇA

Para que um evento de magnitude da posse presidencial aconteça, é fundamental que exista um esquema igualmente complexo de segurança. Os efetivos das Polícias do Senado e da Câmara também estarão a postos para garantir a tranquilidade de autoridades, convidados e colaboradores previamente autorizados para a solenidade. Duas alterações estão previstas em relação a cerimônias anteriores. Uma delas é que não deve ocorrer a tradicional salva de 21 tiros de canhão. A outra é que as esposas de Lula e Alckmin, Rosângela da Silva e Lu Alckmin, respectivamente, devem subir a rampa na frente dos maridos, e não atrás, como de costume.


O sistema de segurança é reforçado e extrapola os limites do Congresso Nacional, contemplando toda a Esplanada. Para que essa área esteja protegida, existe uma estratégia de atuação que integra as Forças Armadas e as auxiliares. Será proibido acessar a área com armas brancas ou objetos pontiagudos como tesouras, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser e similares, armas de brinquedo ou réplicas, barracas, tendas, fogões e similares, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone), substâncias inflamáveis, drogas ilícitas ou quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio, como guarda-chuvas muito grandes ou pontiagudos e cadeiras. Não será permitido acessar a área com animais, exceto cães-guia.


SHOWS

Paralelo à solenidades de posse, os organizadores promovem uma série de atividades culturais na Esplanada dos Ministérios. O Festival do Futuro terá shows gratuitos de dezenas de artistas. Os shows serão interrompidos entre 13h e 18h30 para que o público acompanhe a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival. A festa terá início às 10h. Haverá shows gratuitos de diversos artistas: Gaby Amarantos, Baiana System, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Pablo Vittar e Duda Beat, Chico César, Leoni, Maria Rita, Margareth Menezes, Martinho da Vila, Odair José, Pabllo Vittar, Paulo Miklos, Tulipa Ruiz, Valesca Popozuda, Zélia Duncan, entre outros.


A expectativa é de que compareçam à posse de Lula cerca de 700 jornalistas e 2 mil convidados. Haverá também vendedores ambulantes de comidas e food trucks no Pavilhão do Parque da Cidade, no estacionamento do Planetário de Brasília, no estacionamento da Granja do Torto, em escolas públicas da Asa Sul e da Asa Norte. Esses locais vão abrigar caravanas vindas de outros estados.


PORTO ALEGRE E TRAMANDAÍ

No Rio Grande do Sul, serão realizadas atividades em comemoração à posse do presidente Lula, em Porto Alegre e em Tramandaí. Os eventos são organizados por centrais sindicais, partidos de esquerda, frentes populares e movimentos sociais. Em Porto Alegre, as atividades começam a partir das 14h, no Parque da Redenção, no mesmo horário da posse de Lula e Alckmin em Brasília. A apresentação será de Debora Finocchiaro e Hamilton Braga.

Estão confirmadas as participações culturais de Laura Finocchiaro, King Jim e Santiago Neto, Lico Silveira, Marta e Conceição Vidal, Ciro Ferreira, Ivan Therra, Josué Krug, B. Girl, Ceia Santos, Mari Martinez e Lucas Hanke, Veron, B. Boy Jukinha, Gangster e Oly Jr..


Em Tramandaí, no litoral norte, a concentração será realizada à partir das 18h, na Avenida da Igreja.


Kommentare


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page