POESIA DE NORA PRADO EM "ALMA DAS FLORES", LIVRO QUE SERÁ LANÇADO VIA WEB, NO SÁBADO (26/6), ÀS 16H
- Alexandre Costa
- 25 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
A poesia de Nora Prado está na "Alma das Flores", livro que será lançado oficialmente pela editora Bestiário, dia 26 de junho, neste sábado, às 16 horas, na sua página no facebook (https://www.facebook.com/eleonora.prado.1). Na "live" de lançamento, Nora Prado estará acompanhada da escritora Denise Sabino Villanova, que escreveu a apresentação de Alma das Flores e é doutoranda em Literaturas Estrangeiras Modernas - Literaturas de Língua Espanhola pela UFRGS e der Roberto Prym, da editora Bestiário. No livro, a autora aborda questões relativas ao tempo, memória, brevidade da vida, o amor, a natureza e o cotidiano. A obra é resultado de poemas escritos por Nora entre 2017 até o ano de 2020 e alguns deles refletem os novos tempos de retrocesso político, sociocultural brasileiro e da pandemia no qual nos encontramos desde então. Numa época em que a poesia tem pouco espaço, em comparação aos outros gêneros literários, é de se admirar e aplaudir a iniciativa de Roberto Prym lançar, majoritariamente, poesia e apresentar novos autores ao lado dos já consagrados. Com um catálogo diverso e bem servido de poesia, romance, conto, crônica e ensaio a editora já pode ser considerada uma forte referência no mercado editorial rio grandense e brasileiro.
Para a semana de lançamento, Nora Prado convidou diversos amigos, entre eles, atores, atrizes e escritores para interpretarem alguns de seus novos poemas. Gravados, previamente, em vídeo cada um deles irá ao ar através das mídias sociais de face book e instagran na semana do lançamento e, no dia da live, serão mostrados mais 6 dessas cápsulas poéticas. Deborah Finocchiaro, Antônio Carlos Falcão, Ilana Kaplan, Jaito Mattos, Roberto Camargo, Fernando Vieira, Celso de Alencar, Patricia Gaspar, Zeca Bittencourt, Roberto Alencar, Gloriete Luz, Paulo Vicente, Denizeli Cardoso e Gabriel Guimard fazem parte do time de artistas talentosos que darão vida as inquietações poéticas de Nora Prado.

Disponível em:
ALMA DAS FLORES
Autora: Nora Prado
ISBN: 978-65-88865-40-8
Formato: 14 x 21
Páginas: 168
Gênero: Poesia
Publicação: Bestiário / Class, 2021
“Trago a meiguice das crianças para atenuar
o cinismo e a hipocrisia dos homens, suas
crueldades e bestialidades sem sentido.
Trago a delicadeza das flores para encantar
a vida e amaciar o coração empedernido
dos pessimistas, dos arrogantes e intolerantes.
Trago o pão recém-saído do forno para repartir
com a família humana sobre a imensidão da terra e juntos alcançar o significado da palavra compaixão.”
SOBRE A AUTORA
Nora Prado é atriz, cronista e poeta e sócia fundadora da Cia. Megamini, onde produz, ao lado de Gabriel Guimard, diretor, mímico e ator, espetáculos infanto juvenis. É professora de interpretação para Teatro, Cinema e Vídeo. Este é o seu segundo livro de poesias. Em 2017, publicou A Espessura da Vida, com apresentação de Nayr Tesser e ilustrações da artista visual Zoravia Bettiol. Formada em Artes Cênicas pela UFRGS, atuou no Grupo TEAR de Maria Helena Lopes por oito anos, participando de montagens memoráveis. Morou em São Paulo durante 25 anos, onde trabalhou em produções de renomados diretores como Gerald Thomas, Osvaldo Gabrieli, Francisco Medeiros, Regina Galdino, Fátima Toledo, Hugo Possolo e Luiz André Cherubini.
Em cinema, participou de vários filmes como atriz e como coaching, e fez preparação de elenco para Central do Brasil, O Cerro do Jarau, Dias e Noites e Kumori. De volta à cidade natal, em 2017, atuou em Latidos, de Julio Conte, dirigiu o espetáculo Lembranças no Lago Dourado, ganhou o Troféu Tibicuera por sua atuação no musical infanto-juvenil Tem Gato na Tuba e escreveu críticas de teatro para o Porto Verão Alegre e para o site Entreatos. Atualmente publica crônicas no espaço Metamorfose Ambulante do Blog Esquina Democrática e para o jornal online, via aplicativo, Viver de Verdade. Apresenta o programa de entrevistas semanal Estação Prata da Casa. Já participou como atriz nas webs séries Confessionário – Relatos de Casa, de Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol, O Mistério do Tráfico das Virgens Mudas e Suíte Armário Dourado com o Coletivo Entrada de Emergência.