PETROBRAS DEVE ANUNCIAR NOVO REAJUSTE DOS COMBUSTÍVEIS, AUMENTANDO AINDA MAIS A INFLAÇÃO NO BRASIL
- Alexandre Costa
- 28 de set. de 2021
- 1 min de leitura
O preço dos combustíveis deve aumentar, mais uma vez, nos próximos dias. A decisão ocorreu durante reunião da direção da Petrobras na tarde desta segunda-feira (27/9). A gasolina foi um dos produtos que mais sofreu reajuste nos últimos 12 meses, servindo de gatilho para a disparada da inflação. Só em 2021 o acumulado passa dos 32%. O governo federal ainda não se pronunciou sobre este novo aumento.

Durante conversa com apoiadores na entrada do Palácio do Alvorada, nesta segunda-feira (27/9), o presidente Jair Bolsonaro tentou justificar o reajuste dizendo que não consegue "fazer milagre". "Pessoal está insatisfeito? Está. Inclusive estamos há três meses sem reajustar o diesel. Vai ter um reajuste daqui a pouco. Não vai demorar. Agora, não posso fazer milagre", declarou. Durante uma rara coletiva de imprensa junto ao presidente da petroleira estatal, Joaquim Silva e Luna, os executivos da companhia frisaram que não houve mudanças na política de preços e que a companhia continua a seguir indicadores internacionais, mas evitando a volatilidade externa.
Mastella pontuou que, nos últimos meses, houve mudanças significativas no mercado internacional, mas que grande parte delas foi compensada por flutuações do câmbio no sentido contrário. No entanto, uma redução de oferta de petróleo, especialmente nos Estados Unidos, e uma perspectiva de elevação da demanda internacional de energéticos tem puxado os valores para cima. "Em função disso, a gente está olhando com mais carinho, com cuidado, a possibilidade de reajuste sim", disse Mastella.