PESQUISA IPEC INDICA LIDERANÇA DE EDUARDO LEITE (PSDB) PARA GOVERNADOR E OLÍVIO DUTRA (PT) AO SENADO
- Alexandre Costa
- 15 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

Na véspera do início da campanha eleitoral para presidente, governadores, senadores e deputados estaduais e federais, o cenário em alguns estados começa a se definir. A pesquisa Ipec de intenção de voto no Rio Grande do Sul, contratada pela RBS TV e divulgada pela emissora no início da noite de segunda-feira (15/8), indica vitória de Eduardo Leite (PSDB) para o governo do estado, com folga em relação a Onyx Lorenzoni (PL), segundo colocado. Para o Senado, Olívio Dutra (PT), que não seria candidato, já aparece na frente dos seus adversários, ainda que empatado tecnicamente com Ana Amélia Lemos (PSD). Os resultados da pesquisa do Ipec e a polarização entre Leite e Onyx indicam a possibilidade do chamado voto útil na corrida para o Palácio Piratini.
Na pesquisa estimulada, Eduardo Leite (PSDB) soma 32% dos votos; seguido por Onyx (PL), com 19%; Edegar Pretto (PT), com 7%; Luiz Carlos Heinze (PP), com 6%; Vieira da Cunha (PDT), com 3%; e Roberto Argenta (PSC) e Rejane de Oliviera (PSTU), com 2% cada. Paulo Roberto (PCO), Vicente Bogo (PSB) e Ricardo Jobim (Novo) têm 1%. Carlos Messalla (PCB) não pontuou. Brancos e nulos somam 12%, enquanto 14% disseram não saber ou não responderam.
VOTO ÚTIL A pesquisa Ipec traz um dado que merece ser analisado com lupa. Apesar de Edegar Pretto (PT) ter como vice Pedro Ruas (PSOL), o percentual de votos praticamente não mudou em relação às pesquisas anteriores, o que pode indicar um fenômeno muito comum em cenários polarizados: o chamado de "voto útil".
O levantamento do Paraná Pesquisas, realizado de 27 de junho a 1º de julho, já indicava Eduardo Leite (PSDB) com 29,5% dos votos, seguido por Onyx Lorenzoni (PL), com 22,1% das intenções de voto. Edegar Pretto (PT), aparecia em terceiro lugar com 5,3% e Pedro Ruas (Psol) em quarto, com 2,5% dos votos. Já a Real Time Big Data, divulgada no dia 28 de junho, indicava empate técnico na disputa entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL). Eduardo Leite (PSDB) aparecia com 29% e Onyx Lorenzoni (PL) com 24%. Na ocasião, Edegar Pretto (PT) somava 9% e Pedro Ruas (PSOL) aparecia com 5%.
Já a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, realizada entre os dias 10 e 15 de junho, mas divulgada há exatamente um mês (15/7), apenas dois dia após a confirmação da candidatura de Leite, indicava vitória de Onyx Lorenzoni (PL), com 25% das intenções de voto. Na ocasião, Eduardo Leite (PSDB) somava 20% dos votos. Na época, o levantamento da Exame trazia Beto Albuquerque (PSB) e Edegar Pretto (PT) empatados com 11% e Luiz Carlos Heinze (PP) e Pedro Ruas (PSOL) com 5% dos votos.
OLÍVIO LIDERA PESQUISA AO SENADO
De acordo com a pesquisa, a disputa ao Senado está acirrada. Olívio Dutra (PT) lidera a intensão de votos com 25%. Porém, a distância para Ana Amélia Lemos (PSD), que aparece com 23%; indica empate técnico. Já o atual vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) despencou em relação às pesquisas anteriores, aparecendo com apenas 16%. Logo atrás, a Comandante Nádia (PP) aparece com 2% dos votos, seguida por Airto Ferronato (PSB), Fabiana Sanguiné (PSTU), Maristella Zanotto (PSC) e Professor Nado (Avante), cada um com 1% da intensão dos votos. Brancos e nulos somam 11%, enquanto 17% disseram não saber ou não responderam.

A pesquisa IPEC entrevistou 1.008 eleitores acima de 16 anos em 56 municípios do RS, entre 12 e 15 de agosto. As entrevistas foram feitas pessoalmente. A margem de erro é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo, e o nível de confiança é de 95%.