top of page

PESQUISA APÓS DEBATES NA RÁDIO GAÚCHA E NA TV BANDEIRANTES DEVEM ESQUENTAR ELEIÇÃO EM PORTO ALEGRE


A disputa eleitoral à Prefeitura de Porto Alegre começou a esquentar nesta semana, após a realização de dois debates e da divulgação da pesquisa RealTime Big Data. Na quinta-feira (1/10), a TV Bandeirantes realizou debate com os dez candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. Na segunda-feira (28/9), a Rádio Gaúcha já havia realizado o primeiro debate no estacionamento da RBS, usando o modelo drive-in em que candidatos permaneciam dentro dos seus carros. A inovação foi uma forma de se adequar à pandemia de coronavírus. Na quarta-feira (23/9) foi divulgada a pesquisa da RealTime Big Data, que aponta Manuela D'Ávila à frente de José Fortunati, Nelson Marchezan Jr e Sebastião Melo. As próximas pesquisas devem intensificar ainda mais a disputa em Porto Alegre.


No total, são 13 candidatos que disputam a eleição para a Prefeitura da capital gaúcha: Fernanda Melchionna (PSOL), Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), José Fortunati (PTB), Juliana Brizola (PDT), Manuela D'Ávila (PCdoB), Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Rodrigo Maroni (PROS), Sebastião Melo (MDB) e Valter Nagelstein (PSD), Julio Flores (PSTU), Luiz Delvair (PCO) e Montserrat Martins (PV). Os três últimos não participaram dos debates devido ao critério de representação partidária no Congresso Nacional.


PESQUISAS

Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera a disputa pela prefeitura de Porto Alegre com vantagem 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado, de acordo com a pesquisa eleitoral da RealTime Big Data publicada na quarta-feira (30/9). Segundo a pesquisa, na votação estimulada, D’Ávila lidera com 21%, seguida por José Fortunati (11%), do PTB. Mais atrás estão Nelson Marchezan Jr (PSDB), o atual prefeito, e Sebastião Melo (MDB), com 10% cada. Juliana Brizola (PDT), com 4%, Fernanda Melchionna (PSOL) e Valter Nagelstein (PSD), com 3% cada, e Gustavo Paim (PP), com 2%, completam a lista. Os outros candidatos somaram, no máximo, 1% das intenções de voto. Neste cenário, brancos e nulos chegam a 15%, e 18% não sabem ou não responderam. No dia 24 de junho deste ano, levantamento do instituto Paraná Pesquisas indicava Nelson Marchezan Jr. (PSDB) à frente na pesquisa estimulada, em que os entrevistados precisam escolher uma das opções apresentadas, as intenções de voto em Marchezan atingem 20,8%, contra 14,5% de Manuela d’Ávila e 10,7% de José Fortunati (PTB). Sebastião Melo aparece com 10,2%. Em cenário sem José Fortunati, as intenções de voto em Marchezan aumentam para 23,8%, e em Manuela vão para 15,3%. Já na pesquisa espontânea, quando os entrevistados podem falar qualquer nome, Marchezan foi o mais lembrado, com 5,9% das intenções de voto. Ele é seguido por Manuela d’Ávila (PCdoB), com 3,6%, e Sebastião Melo (MDB), com 1,9%. Entretanto, 71,8% dos eleitores disseram ainda não saber em quem votarão.


Em outubro do ano passado, o Instituto Methodus também apontava Manuela D'Ávila (PCdoB) na frente na pesquisa estimulada, com 17% das intenções em um dos cenários, seguida pelo ex-vice-prefeito e hoje deputado estadual (MDB) Sebastião Melo, com 11%, e pelo atual prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB), com 9% das indicações. 

Comments


JORNALISMO LIVRE E INDEPENDENTE_edited_e
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
bottom of page