PAULO DE TARSO RICCORDI LANÇA O CONTO DA CHARRETE TÃO LINDA QUE NINGUÉM PODIA COMPRAR
- Alexandre Costa

- há 5 dias
- 2 min de leitura

O Conto da Charrete Tão Linda que Ninguém Podia Comprar é o mais recente livro do contista Paulo de Tarso Riccordi, lançado na sexta-feira (17/10), na simpática BANCABERTA, que fica na praça Berta Starosta - ao lado da Avenida Vasco da Gama, entre o viaduto da Ramiro Barcelos e a Felipe Camarão, no bairro Bom Fim. A edição é da Editora Coragem, de Porto Alegre, com apresentação de Lourenço Cazarré e capa de Cíntia Belloc.
Paulo de Tarso descende de famílias de Bagé e Jaguarão, com estreita relação com o Uruguai e o mundo rural da Campanha. Cresceu em meio à tradição oral dos contadores de "causos", sua base literária.

A maioria dos contos deste livros, de uma forma ou outra, têm origem em causos familiares dos Riccordi, contados e recontados, acrescentados de "cacos" a cada vez, até pouco a terem do fato originário.
Sem espaço editorial e sem crítica literária, Paulo de Tarso foi testando seus contos em concursos literários. Recebeu dez prêmios nacionais e um internacional.
O conto da charrete tão linda que ninguém podia comprar reúne alguns contos premiados de Riccordi, "e mais alguns plebeus", incluindo dois segundos lugares no Prêmio Nacional de Contos Josué Guimarães, dois primeiros no Concurso Histórias de Trabalho e o primeiro lugar no Prêmio Internacional Pena de Ouro (2023) para escritores de países lusófonos.
Há algum tempo ele tem investido na novela. Os meninos guerreiros, também pela Editora Coragem (Porto Alegre, 2023) foi o primeiro "romance curto".
Além de suas obras individuais, Riccordi participou de doze antologias, entre elas Contos Sem Fronteiras: Antologia de Contos de Escritores Gaúchos (Unidade Editorial, 2000), edição bilíngue português–espanhol, ao lado de renomados contistas como Moacyr Scliar, Caio Fernando Abreu, Sergio Faraco e Aldyr Schlee.
O Conto da Charrete Tão Linda que Ninguém Podia Comprar já está disponível nas livrarias e no site editora.coragem.com.br.
O autor também participará da sessão de autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 5 de novembro, às 18h. 📲 CURTA, COMPARTILHE, COLABORE E CONTRIBUA
WWW.ESQUINADEMOCRATICA.COM.BR
jornalismo livre e independente















