top of page

PARA ALÉM DAS ARTES PLÁSTICAS, ELIFAS ANDREATO DEIXA UM LEGADO DE LUTA, RESISTÊNCIA E DIGNIDADE

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

Nesta terça-feira (29/3), o Brasil perdeu Elifas Andreato, um dos maiores artistas gráficos do país. Aos 76 anos, o paranaense morreu em decorrência de complicações, após sofrer um infarto há alguns dias, em São Paulo, onde residia. Reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, incluindo as 362 capas de discos que produziu ao longo dos 40 anos de carreira, Elifas deixa um legado de luta, resistência e dignidade, principalmente na oposição à ditadura militar. Nos anos 70, sua obra estampou vinis de artistas como Chico Buarque de Holanda, Elis Regina, Adoniran Barbosa, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Toquinho e Vinícius de Moraes, entre outros.


Elifas tinha um trabalho engajado, sempre se posicionou contra a ditadura militar. Sua obra tinha grande qualidade artística, com reconhecimento no mundo inteiro. Além dos trabalhos genuinamente engajados, produziu peças de grande qualidade artística, com projeção internacional e reconhecimento no mundo inteiro. Sua marca está nos retratos humanistas de um povo sofrido, um legado que se materializou nas capas de discos, cartazes, gravuras e ilustrações. Andreato era diretor editorial do Almanaque Brasil de Cultura Popular, revista distribuída a bordo das aeronaves da companhia aérea TAM, para assinantes e bancas.





  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page