top of page

PANDEMIA DE CORONAVÍRUS CAUSOU A REDUÇÃO DE 870 MIL POSTOS DE TRABALHO INFORMAIS NO BRASIL, EM MAIO


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na terça-feira (16/6), os primeiros resultados da PNAD COVID-19, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) para “identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal”. A pesquisa aponta a redução de ao menos 870 mil postos de trabalho informais no país ao longo do mês de maio.


A pesquisa registrou que, no começo do mês, o Brasil tinha 29,1 milhões de trabalhadores na informalidade – classificados como aqueles que atuam no setor privado ou em serviço doméstico sem carteira assinada,  quem não contribuem para o INSS e que realizam serviços domésticos de cuidado não remunerado. No final do levantamento, o índice de informalidade recuou com a redução de 870 mil postos de trabalho.


A PNAD COVID-19 mostra que 3,6 milhões de pessoas com sintomas de gripe procuraram atendimento médico em unidades da rede pública e privada de saúde no país – mais de 80% desses atendimentos foram na rede pública de saúde, com preferência às UBS (Unidade Básica de Saúde) e aos postos de atendimento básico. *Com informações da Agência IBGE

 
 
esquinademocratica.com_edited.jpg

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
  • Facebook
  • Youtube
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page