top of page

OS NÚMEROS E AS DIFICULDADES PARA APROVAR O IMPEACHMENT DE BOLSONARO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Foto do escritor: Alexandre CostaAlexandre Costa

À medida as manifestações e os protestos pelo impeachment de Jair Bolsonaro crescem nas ruas de todo o Brasil, a máquina de calcular começa a ser utilizada por deputados e senadores, a partir de projeções e de simulações dos favoráveis e dos contrários ao afastamento do presidente. Para que um pedido de impeachment seja aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados são necessários 342 votos. De acordo com levantamento realizado pelo site Poder 360, o impeachment do presidente Jair Bolsonaro tem apoio de 12 partidos, o que corresponde, em tese, a 181 deputados favoráveis ao afastamento do presidente.


No total, oito partidos são contrários ao processo: PTB, PSC, PROS, Patriota, PMB, PP, PRTB e DEM. Ou seja, esse bloco que ainda dá apoio e sustentação ao presidente reúne, na teoria, 100 deputados. Segundo o Poder 360, cinco partidos não se posicionaram sobre o tema, entre eles o PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu em 2018. Para o PSDB, o impeachment pressupõe condições que ainda não estão postas, pois considera que Bolsonaro tem base ativa nas ruas e nas redes e acordos eficientes com Congresso. Já o MDB defende que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), precisa deliberar sobre os mais de 120 pedidos apresentados.


Por outro lado, o impeachment não está na pauta do Podemos, enquanto o PMN afirma que se existirem condições formais para o processo de impeachment, o partido será favorável. O Avante, o PL, o Republicanos, o PTC e o Solidariedade não responderam ao levantamento, conforme informou o Poder360.

  • Facebook
  • Youtube
Sem nome (1000 x 600 px) (1000 x 400 px) (1000 x 300 px) (1).png

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

COLABORE

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page