À medida as manifestações e os protestos pelo impeachment de Jair Bolsonaro crescem nas ruas de todo o Brasil, a máquina de calcular começa a ser utilizada por deputados e senadores, a partir de projeções e de simulações dos favoráveis e dos contrários ao afastamento do presidente. Para que um pedido de impeachment seja aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados são necessários 342 votos. De acordo com levantamento realizado pelo site Poder 360, o impeachment do presidente Jair Bolsonaro tem apoio de 12 partidos, o que corresponde, em tese, a 181 deputados favoráveis ao afastamento do presidente.
No total, oito partidos são contrários ao processo: PTB, PSC, PROS, Patriota, PMB, PP, PRTB e DEM. Ou seja, esse bloco que ainda dá apoio e sustentação ao presidente reúne, na teoria, 100 deputados. Segundo o Poder 360, cinco partidos não se posicionaram sobre o tema, entre eles o PSL, partido pelo qual Bolsonaro se elegeu em 2018. Para o PSDB, o impeachment pressupõe condições que ainda não estão postas, pois considera que Bolsonaro tem base ativa nas ruas e nas redes e acordos eficientes com Congresso. Já o MDB defende que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), precisa deliberar sobre os mais de 120 pedidos apresentados.
Por outro lado, o impeachment não está na pauta do Podemos, enquanto o PMN afirma que se existirem condições formais para o processo de impeachment, o partido será favorável. O Avante, o PL, o Republicanos, o PTC e o Solidariedade não responderam ao levantamento, conforme informou o Poder360.
Comments