top of page

ONU ADVERTE QUE NÚMERO DE PESSOAS PASSANDO FOME NO MUNDO AUMENTOU 500% EM RELAÇÃO A 2016


Guerra na Ucrânia, Covid-19, mudança climática e desigualdades são alguns dos fatores responsáveis pelo agravamento da fome no mundo, de acordo com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, que se pronunciou sobre o tema na quarta-feira (18/5), durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. Guterres afirmou que os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta e mais de meio milhão de pessoas no mundo vivem em condições de fome, um aumento superior a 500% desde 2016. Também alertou para a urgência de soluções “para prevenir uma catástrofe a longo prazo”.

O secretário da ONU ressaltou ainda que desde o surgimento da Covid-19, o total de civis que sofrem de insegurança alimentar severa dobrou, chegando atualmente a 276 milhões de pessoas. Sobre a guerra na Ucrânia, António Guterres disse que a situação ameaça colocar dezenas de milhares de pessoas à beira da insegurança alimentar, seguida da desnutrição e da fome em massa, “numa crise que pode durar vários anos”.


O secretário-geral da ONU adverte que Ucrânia e a Rússia produzem quase um terço do trigo e da cevada de todo o mundo e são responsáveis por metade da produção global de óleo de girassol, além de produzirem fertilizantes. Ele afirmou que as previsões indicam que se os preços dos fertilizantes continuarem em alta, a crise atual de grãos e de óleo de cozinha poderá afetar muitos outros alimentos, incluindo o arroz, atingindo bilhões de pessoas na Ásia e Américas.


António Guterres também fez referência às consequências dos eventos extremos do clima e desastres naturais na última década, que afetaram 1,7 bilhão de pessoas e contribuíram para o aumento da fome global.

URGÊNCIA PARA EVITAR UMA CATÁSTROFE O secretário-geral da ONU aponta algumas iniciativas que precisam ser tomadas com urgência por governos, instituições financeiras, entre outros, “para prevenir uma catástrofe a longo prazo”.


A primeira sugestão de António Guterres é o aumento do fornecimento de alimentos e de fertilizantes, sem restrições a exportações, inclusive de produtos que saiam da Ucrânia. Outras medidas são: melhorias dos sistemas de proteção social que combinem comida e assistência em dinheiro; ampliação da produção agrícola e financiamento total de operações humanitárias, para prevenir a fome e reduzir os casos de insegurança alimentar. "Acabar com a fome está ao nosso alcance, uma vez que existe comida suficiente no mundo para todos, se houver ação em conjunto”, argumentou Guterres.

 
 
esquinademocratica.com_edited.jpg

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
  • Facebook
  • Youtube
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page