top of page

OBRA DE ARTE GIGANTESCA PINTADA NO PRÉDIO DO DAER REFORÇA A LUTA ANTIRRACISTA EM PORTO ALEGRE


Pendurados por meio de um balancim, uma espécie de plataforma presa no topo de prédios com um sistema de contrapeso, a suíça Mona Caron e o paulista Mauro Neri pintaram o mural gigantesco na lateral da parede do edifício do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que será inaugurado às 18 horas da próxima segunda-feira (10/1), em Porto Alegre.


A obra chama a atenção pelo tamanho, um desenho de 65 metros de altura por 15 metros de largura, e também pela temática que é considerada antirracista. O desenho retrata uma planta nativa da Região Sul, a Justicia gendarussa, entre os braços de uma mulher negra com as mãos abertas. A planta é popularmente conhecida como quebra-demanda, abre-caminho e vence-tudo e simboliza resiliência, superação e resistência, sendo utilizado por religiões de matriz africana.


A atividade, que marca a entrega oficial da pintura para a cidade, terá a presença dos artistas, reconhecidos internacionalmente pelas obras no formato de painéis e de murais, além de representantes de entidades e de apoiadores do projeto de arte urbana. O advogado Marcelo Sgarbossa é um dos idealizadores da obra, que chama a atenção de quem passa pelo Viaduto dos Açorianos em direção à Zona Sul da capital gaúcha.


Diretor do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), entidade que atuou na execução do projeto e suplente de vereador em Porto Alegre, Marcelo Sgarbossa lembra que a ideia de pintar o painel na parede lateral do Daer foi da própria Mona, durante visita que fez a Porto Alegre, em 2013, a convite dos organizadores do II Fórum Mundial da Bicicleta. De acordo com o diretor do Lappus, Mona Caron identificou, na época, o potencial do edifício para a execução de uma pintura urbana. Sgarbossa ressaltou que o projeto só se tornou viável em função do envolvimento das 112 entidades que participaram de alguma forma da execução da obra, além do apoio do poder público, de empresas, instituições e de pessoas físicas.

ARTISTAS RENOMADOS Mona Caron é suíça, mora em São Francisco, cidade da Califórnia, localizada na Costa Oeste dos Estados Unidos. Além de artista urbana, Mona atua em defesa das questões ambientais. Um dos seus projetos mais conhecidos é “Weeds” (ervas daninhas), que destaca a resiliência dessas plantas que crescem contra todas as probabilidades, especialmente no concreto.

O brasileiro Mauro Neri, conhecido como Veracidade, foi convidado por Mona Caron para participar do projeto. Educador na periferia de São Paulo, artista plástico com passagem pela Academia de Belas Artes na Itália, Mauro Neri também está engajado na defesa do meio ambiente e em causas relacionadas ao direito à cidade.


 
 
esquinademocratica.com_edited.jpg

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
  • Facebook
  • Youtube
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page