top of page

No Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), movimentos sociais articulam ato pela prisão de Bolsonaro

'Anistia não, prisão para os golpistas' será o grito de ordem durante ato nacional que marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, no próximo dia 10 de dezembro, e terá como objetivo pressionar a Justiça pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os locais de mobilização devem ser divulgados pelas entidades e movimentos sociais de esquerda, liderados por organizações como a Frente Povo sem Medo, Brasil Popular e Coalizão Negra por Direitos, com a participação do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), UNE (União Nacional dos Estudantes) e CMP (Central de Movimentos Populares), entre outros. A mobilização ocorre após o indiciamento de Bolsonaro pela Polícia Federal, que apurou uma tentativa de golpe para mantê-lo no poder após sua derrota nas eleições de 2022.

Na quinta-feira (21/11), a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas, incluindo o general da reserva Braga Netto, que foi vice da chapa de 2022. Entre os investigados, 25 são militares, evidenciando o envolvimento de setores das Forças Armadas na tentativa de subverter o resultado eleitoral.


O caso, concluído pela PF no dia 21 de novembro, foi enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que deverá encaminhá-lo à Procuradoria-Geral da República (PGR) para análise e possível prosseguimento judicial.

esquinademocratica.com_edited.jpg

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
  • Facebook
  • Youtube
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page