top of page

NO DIA DA DEMOCRACIA, PARTIDOS LANÇAM COMITÊ PELO IMPEACHMENT DE BOLSONARO E EM DEFESA DO BRASIL


No Dia Internacional da Democracia (15 de setembro), parlamentares e líderes de nove partidos políticos deram um importante passo para unificar ações em prol do impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Na reunião desta quarta-feira, os partidos (PT, PDT, PSB, PSOL, PCdoB, Rede, PV, Cidadania e Solidariedade) formalizaram a criação do comitê e definiram algumas iniciativas como a convocação de grandes manifestações em todo o Brasil, pelo Fora Bolsonaro, que serão realizadas no dia 2 de outubro. O Comitê também decidiu buscar a adesão de outros partidos de centro e centro-direita, como PSD, PSDB, MDB e DEM, de movimentos sociais, governadores, prefeitos, além de artistas e intelectuais que devem se juntar à mobilização que terá como pauta a defesa da Constituição, da vida e do meio ambiente, bem como do combate à fome, à inflação e ao desemprego. No dia 15 de novembro, data da Proclamação da República do Brasil, será realizado o segundo dia de protestos no país.


Os ataques de Bolsonaro e de seus seguidores à democracia nos atos do dia 7 de setembro geraram um clima de instabilidade e causaram perplexidade no mundo inteiro. Os atos antidemocráticos atingiram o próprio país e o mercado financeiro registrou queda na bolsa e alta no dólar. Instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral também rechaçaram os ataques de Bolsonaro à democracia do país e foram enérgicos nas manifestações de repúdio ao presidente. A criação do comitê contou com a presença de Marcelo Freixo (PSB-RJ), de Gleisi Hoffmann (PT-PR), do presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, além do líder da Oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), dos líderes dos partidos Bohn Gass (PT), Wolney Queiroz (PDT), Danilo Cabral (PSB), Talíria Petrone (PSOL), Renildo Calheiros (PCdoB) e Enrico Misasi (PV); e os presidentes dos partidos Carlos Lupi (PDT), Carlos Siqueira (PSB), Luciana Santos (PCdoB), Wesley Diógenes (Rede), Paulinho da Força (Solidariedade), Roberto Freire (Cidadania) e José Luiz Penna (PV).

 
 
esquinademocratica.com_edited.jpg

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. Contribua financeiramente com projetos independentes e comprometidos com esta concepção de comunicação e de sociedade. Dê um presente hoje com o olhar no amanhã.

 

O Esquina Democrática é um blog de notícias, ideologicamente de esquerda e sem fins lucrativos. Além de fazer parte de uma rede de mídia alternativa, comprometida com a credibilidade do JORNALISMO, não se submete às avaliações métricas, baseadas na quantificação de acessos e que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional.

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
  • Facebook
  • Youtube
Pausing While Typing_edited.jpg
bottom of page