top of page

MST É O MAIOR PRODUTOR DE ARROZ ORGÂNICO DA AMÉRICA LATINA, HÁ MAIS DE UMA DÉCADA

Há mais de dez anos, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) é considerado o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, conforme atesta o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A estimativa para a safra 2021/2022 é colher mais de 15 mil toneladas, produzidos nos 3.196,23 hectares de terra administrados por nove cooperativas de famílias camponesas.

ree

Mais do que comemorar as 310 mil sacas colhidas nos assentamentos, a 19ª edição da Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, que será realizada no dia 18 de março, é uma demonstração do êxito e da importância da luta pela reforma agrária, no Brasil do agronegócio. De acordo com o MST, a produção de arroz orgânico nas variedades agulhinha e cateto é resultado do trabalho das 296 famílias nos 14 assentamentos, distribuídos 11 municípios das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.


A Festa da Colheita, cada vez mais popular e concorrida, terá início às 12h30min e será realizada na sede da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre, localizada na rua Cinco de Maio, 02 - Sanga Funda.


PRODUÇÃO CERTIFICADA O MST possui unidades próprias de agroindústria para recebimento, secagem, armazenagem e embalagem de arroz, além de unidade de beneficiamento de sementes. Todo o processo produtivo, industrial e comercial é coordenado pela Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), que ajuda a organizar a produção das famílias através de associações, grupos informais e quatro cooperativas.


A produção é uma alternativa ao modelo do agronegócio, pois estabelece relações de respeito entre os seres humanos e os recursos naturais. As técnicas utilizadas pelo MST na produção de arroz orgânico estimulam a fertilidade do solo e a produção de alimentos saudáveis, além de garantir renda aos assentados e melhor qualidade de vida aos produtores e consumidores. O arroz cultivado em sistema pré-germinado, totalmente livre de agrotóxicos, o que garante a certificação orgânica do produto, desde 2004. As primeiras experiências em relação à produção de arroz ocorreram em 1999, em pequenas áreas próximas a Porto Alegre.

A incorporação de matéria orgânica, como estercos de animais e palhas de arroz, além do uso de calcário, pó-de-rocha e fosfato natural faz parte das técnicas de melhoramento do solo. Até a água utilizada na plantação ajuda a combater inços – conhecidos como ervas daninhas – e plantas indesejadas. Já o controle de pragas, é feito com biofertilizantes, repelentes naturais ou insumos permitidos pela legislação dos orgânicos.

 
 
ChatGPT Image 7 de out_edited.png
  • Facebook
  • Youtube

COLABORE

Apoie o jornalismo livre, independente, colaborativo e de alta integridade, comprometido com os direitos e as liberdades coletivas e individuais. Participe dos novos modelos de construção do mundo das notícias e acredite que uma outra imprensa é possível. 
 

O Esquina Democrática não se submete às avaliações métricas, baseadas em quantitativos que impulsionam visualizações, acessos, curtidas e compartilhamentos. Também não compactua com modelo  de trabalho que prejudicam a produção de conteúdos e colaboram com a precarização profissional. 

BANCO 136 - UNICRED
AGÊNCIA 2706
CONTA 27928-5
ALEXANDRE COSTA
CPF 559.642.490-00

PIX 559.642.490.00 (CPF).png
bottom of page